Café com Sindicato: Encontro com bancários da Caixa trata sobre principais pautas de 2026

O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), o Café com o Sindicato na Agência Pelotas da Caixa Econômica Federal. O encontro reuniu trabalhadores e trabalhadoras do banco público para dialogar sobre a campanha nacional da categoria, o Saúde Caixa, o cenário político-sindical de 2026 e pautas locais levantadas pelos colegas.

A atividade faz parte de uma estratégia do Sindicato que busca ampliar o diálogo direto nas agências e fortalecer a mobilização ao longo do ano, que será marcado por negociações coletivas, eleições em entidades representativas e outras agendas importantes para os bancários.

Durante o encontro, a entidade destacou que 2026 é ano de campanha nacional, no qual serão negociados a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho específicos dos bancos e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Segundo Lucas Cunha, diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato e trabalhador da Caixa, a mobilização precisa começar desde já. “A campanha nacional não começa em setembro, ela começa agora. O Sindicato está indo às agências para conversar com os colegas, ouvir demandas e construir coletivamente as pautas que vamos levar para a mesa de negociação”, explica.

Escolha da agência

A escolha da Agência Pelotas para esta edição do Café com o Sindicato se deu pelo processo de transição após o fechamento da agência Princesa do Sul, com a incorporação de parte significativa dos empregados e atendimentos. “Essa agência recebeu muitos colegas da outra unidade e está passando por um processo de reorganização. O Sindicato acompanha essa situação desde o fechamento da Princesa do Sul e quis estar presente nesse primeiro momento de integração dos trabalhadores”, afirma o diretor.

Saúde Caixa

Um dos principais temas discutidos no Café com o Sindicato foi o Saúde Caixa, que volta à pauta da campanha salarial em 2026. O acordo coletivo do plano de saúde vence em agosto, junto com o ACT geral da Caixa.

O Sindicato reafirmou as principais bandeiras:

  • Retorno ao modelo de custeio 70% Caixa e 30% empregados
  • Queda do teto de 6,5% no estatuto da Caixa
  • Melhoria da rede credenciada
  • Inclusão de direitos para empregados admitidos após 2018
  • Maior participação dos trabalhadores na gestão do plano

Durante o encontro, os bancários relataram problemas no atendimento do plano de saúde e apresentaram demandas locais, como a necessidade de pronto atendimento pediátrico e traumatológico 24 horas na região. “O Saúde Caixa é uma das maiores preocupações dos colegas. Conseguimos evitar aumento na última negociação, mas sabemos que o tema vai voltar. Nossa luta é pela queda do teto e pelo modelo 70/30, que garante um plano sustentável e justo”, explica Lucas Cunha.

Ano intenso

O encontro também abordou o contexto de 2026, considerado um ano intenso para os bancários, com eleições nacionais, Copa do Mundo e eleições em entidades representativas dos empregados nos bancos, incluindo as eleições do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região. Na Caixa, estão previstas eleições para a Funcef e para o Conselho de Administração, além de outras instâncias de representação. No Banco do Brasil, ocorrem eleições da Previ e da Cassi. “Vai ser um ano de muita disputa de ideias e de organização dos trabalhadores. A participação dos bancários é fundamental para defender nossos direitos e fortalecer nossas entidades”, finaliza Lucas.

Redação e fotos: Vitor Valente/Seebpel

Posts Relacionados