Sindicato participa do Dia Nacional de Luta em defesa do Banco do Brasil
Grupo de corrida do Sindicato completa três meses de atividades
O grupo de corrida do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, parte do projeto Movimenta Bancário, completou três meses de atividades com resultados muito positivos. A iniciativa, que tem reunido bancários, bancárias e seus dependentes, vem se consolidando como um espaço de cuidado com a saúde, incentivo à prática esportiva e integração entre colegas.
Os encontros são orientados pelo instrutor Renan Barckfeld, atleta profissional com sete anos de experiência na área. As atividades acontecem às quintas-feiras, às 19h, na Praça Coronel Pedro Osório, e aos sábados, às 9h, na pista do Exército, localizada na Av. Duque de Caxias, 278–330. A participação é gratuita e aberta a todos os associados e associadas do Sindicato, além dos dependentes.
Evolução e engajamento
Para Renan, o balanço desses primeiros meses é extremamente positivo. “Foram meses de muito aprendizado e integração. O grupo vem se consolidando, com boa adesão e uma energia muito boa nos treinos. É gratificante ver o envolvimento de todos e perceber o quanto a corrida tem contribuído para o bem-estar e a saúde dos participantes”, avalia. “Diria para dar o primeiro passo sem medo. A corrida é uma atividade democrática, que acolhe todos os níveis. O importante é começar, respeitar o próprio ritmo e aproveitar o processo. No grupo, o clima é leve e de incentivo o tempo todo. todos correm juntos e evoluem juntos”, incentiva Renan.
O instrutor destaca que a evolução dos integrantes é visível, tanto na parte física quanto na autoconfiança. “Mesmo quem começou do zero já mostra grandes avanços no ritmo e na resistência”, explica. “A principal mudança é no comprometimento e na autoconfiança. Muitos que chegaram achando que não conseguiriam correr nem alguns minutos hoje completam treinos inteiros com tranquilidade. Além disso, há uma melhora visível na disposição, humor e integração entre os colegas”, complementa.
Participação
A bancária Magda Islabão, da Caixa Econômica Federal, conta que entrou para o grupo com o objetivo de manter uma rotina mais saudável e disciplinada. “O clima entre os participantes é ótimo, todos são muito participativos”, aponta. A bancária comentou, também, o papel do grupo na promoção da saúde e do bem-estar entre os bancários e a comunidade. “Acho ótimo, gera motivação e engajamento”, constata.
O dependente Leontino Madruga, cônjuge da Lissandra Madruga, do Banrisul, destaca o ambiente acolhedor e a importância da orientação técnica. “O clima é 100%. O pessoal é muito dedicado e o Renan tem um cuidado especial com todos, principalmente com quem está começando. Eu voltei a correr e, com o acompanhamento dele, consegui completar 21 km pela primeira vez”, comenta. Leontino também valoriza o envolvimento familiar nas atividades promovidas pelo Sindicato. “Acho muito importante que o Sindicato ofereça atividades também para os dependentes. Isso aproxima as famílias, promove o bem-estar e fortalece o vínculo com o movimenta bancário”, finaliza.
Redação: Vitor Valente/Seebpel