Casa do Trabalhador recebe seminário sobre transformações no mundo do trabalho
A Casa do Trabalhador de Pelotas, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou nesta terça-feira (8) o I Seminário Intermunicipal da Zona Sul do Rio Grande do Sul, com o tema “Mundo do Trabalho em Transformação: desafios e perspectivas sindicais”. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre representantes de sindicatos urbanos e rurais da região sul e de outras regiões do estado.
Realizado na sede da Casa do Trabalhador, na Rua Santa Cruz, 2454, o encontro teve como objetivo aprofundar o debate sobre as transformações no mercado de trabalho e os desafios enfrentados pelo movimento sindical diante das mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.
A programação contou com momentos de exposição e diálogo. Após o credenciamento e o café de boas-vindas, a abertura oficial destacou a importância do diálogo e da cooperação entre os sindicatos e o Ministério Público do Trabalho. A abertura cultural teve apresentação artística do Mestre Griô Dilermando Freitas.
O seminário contou com dois painéis temáticos. O painel de abertura, “Perspectivas atuais do mundo do trabalho e autocomposição”, teve a participação de Lair de Mattos, representando a Casa do Trabalhador, Carla Cassais, representando a Prefeitura Municipal de Pelotas, Lucas Fernandes, representante do MPT e idealizador do evento, e João Monson, auditor fiscal do trabalho.
Em seguida, o painel “Desafios trabalhistas e sindicais na atualidade” trouxe reflexões sobre os principais obstáculos enfrentados pelo movimento sindical nos dias de hoje. A etapa foi conduzida pelas procuradoras do trabalho do MPT, Cristina Benedetti e Mônica Pasetto. Ao final, houve espaço para que diferentes representantes sindicais compartilhassem experiências e estratégias para fortalecer a organização dos trabalhadores. O evento foi encerrado com um café de confraternização.
Redação e fotos: Vitor Valente/Seebpel