Sindicato realiza 3ª etapa da atividade de Formação Sindical direcionada a diretores e delegados
Na manhã desta quarta-feira (8), o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região realizou a terceira etapa da atividade de Formação Sindical voltada a diretores e delegados sindicais. A iniciativa faz parte de um programa contínuo de capacitação dos representantes da categoria em Pelotas e Região, com o objetivo de prepará-los para as lutas cotidianas em defesa dos direitos e por novas conquistas dos trabalhadores bancários. Esta etapa ocorreu no Instituto Mário Alves (IMA), localizado na Rua Coronel Alberto Rosa, 164.
De acordo com o diretor de Formação do Sindicato, Fábio da Silveira, a atividade integra um cronograma planejado para todo o ano de 2025 e busca complementar as ações promovidas em outros espaços de atuação sindical, desenvolvidas pela Fetrafi-RS, Contraf-CUT e CUT-RS. “O Sindicato também está assumindo essa importante tarefa de preparar nossos dirigentes para as lutas da categoria. Entendemos que se trata de um aprendizado contínuo e, por isso, precisamos debater as demandas considerando também a dimensão local”, afirma.
Fábio ressalta ainda a importância da formação para os novos delegados sindicais, que passam a atuar em uma dinâmica que exige acompanhamento constante das pautas da categoria. “Não apenas os delegados reeleitos e nós, diretores, mas especialmente os colegas que estão chegando agora para auxiliar nas negociações com os bancos precisam estar preparados com todo o conhecimento disponível, para que possamos avançar em nossas reivindicações”, destaca.

A atividade, realizada durante toda a manhã, contou com palestra do advogado do Sindicato, Rubens Vellinho. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rubens é mestre em Máster de Empleo, Relaciones Laborales y Diálogo Social en Europa pela Universidad Castilla La Mancha, na Espanha, e doutor em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Redação e fotos: Vitor Valente/Seebpel