Participe do 4º Censo da Diversidade: sua resposta fortalece a luta da categoria

Já começou o 4º Censo da Diversidade no setor bancário e a participação de cada trabalhador é fundamental para o futuro da categoria. A pesquisa é rápida, segura e pode ser respondida até 31 de outubro, diretamente na intranet do seu banco, onde estarão disponíveis o link e o QR Code específicos de cada instituição.

O levantamento é conduzido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e vai abranger cerca de 405 mil trabalhadores CLT e 5 mil estagiários e aprendizes de 35 bancos, o que representa 93% da força de trabalho do setor, segundo o Caged.

Conquista da categoria

O Censo da Diversidade é fruto da Campanha Nacional 2024 e está garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), Cláusula 136. Para a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, a pesquisa é essencial. “A partir deste levantamento, é possível diagnosticar o perfil da categoria bancária e, assim, desenvolver, de forma mais eficiente, as nossas reivindicações nas mesas de negociação com os bancos. O censo, portanto, é um instrumento fundamental na luta por igualdade de oportunidades na categoria bancária”.

Importância histórica

Os três censos anteriores (2008, 2014 e 2019) revelaram desigualdades salariais e de oportunidades para mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. Para a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Fernanda Lopes, esses diagnósticos foram decisivos. “Essas pesquisas permitiram comprovar desigualdades e fortalecer a luta sindical por mais equidade no setor”.

Resultados

A divulgação do resultado do 4º Censo da Diversidade está prevista para fevereiro de 2026.

Entre na intranet do seu banco e participe!

Para mais informações ou dúvidas, acesse o site do censo.

Fonte: Contraf-CUT

Posts Relacionados

Ir para o conteúdo