Plenária da Regional Sul debate renovação do Saúde Caixa e convoca categoria para manter mobilização
Com a proximidade do vencimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa em dezembro, a Regional Sul Bancária realizou uma plenária virtual nesta quinta-feira (25) para unir e mobilizar as bases para as próximas etapas da negociação. A reunião de duas horas reuniu cerca de 20 participantes das bases dos Sindicatos dos Bancários de Camaquã, Pelotas e Rio Grande, em um espaço para explicações, perguntas e exposição de opiniões.
O evento fez um balanço das mobilizações do ano e situou a categoria sobre o ponto atual das tratativas. A categoria intensifica a pressão por uma renovação que atenda às reivindicações. A conversa foi conduzida por Lucas Cunha e Nathan Irigoyen, diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e trabalhadores da Caixa Econômica Federal.
Lucas Cunha destaca a importância do momento e confirmou a expectativa de uma nova reunião com a direção do banco no próximo mês. “A gente vai ter uma próxima negociação com a Caixa provavelmente no início de outubro, onde o banco se comprometeu a trazer uma proposta para a renovação do nosso acordo coletivo”, afirma.
A Regional Sul Bancária reforça o chamado para que todos os colegas permaneçam atentos e participativos. Está prevista a organização de um grande dia de mobilização na data da próxima reunião com a Caixa, para pressionar por uma proposta condizente com as necessidades dos trabalhadores.
Os principais pontos da pauta de reivindicações, revisados durante o encontro, são:
- Derrubada do teto de 6,5% da folha de pagamento;
- Manutenção do reajuste zero neste ano;
- Melhoria na qualidade do atendimento do plano;
- Participação dos empregados na gestão do plano;
- Garantir o direito de levar o plano para a aposentadoria aos empregados admitidos após 2018.
O dirigente sindical enfatizou a necessidade de todos estarem informados. “É importantíssimo que a gente tenha feito agora essa plenária para disseminar o conhecimento, para que todos estejam na mesma página, sabendo o que rolou até aqui”, explica Lucas, reforçando que, dependendo da proposta, uma nova consulta às bases poderá ser necessária.
O encerramento da plenária foi marcado por um momento de resgate histórico, lembrando os 40 anos da greve dos bancários da Caixa em 1985. O documentário sobre o tema, disponibilizado pela Contraf-CUT, pode ser assistido no YouTube e serve para inspirar a categoria a se engajar nos próximos atos, mostrando que a mobilização é fundamental para conquistar e defender direitos.