Eleições para conselhos da Fundação Banrisul começam nesta quarta (30/04)
Eleições para conselhos da Fundação Banrisul começam nesta quarta (30/04)
Fetrafi-RS apoia a Chapa 5, “Nossa Voz na Fundação”, composta por sindicalistas que conhecem a realidade da Fundação e estão preparados para promover a mudança que ela precisa.
Começa às 9h desta quarta-feira, 30 de abril e segue até as 17hs do dia 7 de maio, o pleito virtual da Fundação Banrisul de Seguridade que irá eleger 02 (dois) membros titulares e respectivos suplentes para o Conselho Deliberativo, 01 (um) membro titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal e 01 (um) Diretor de Previdência, todos para um mandato de 04 (quatro) anos.
A Fetrafi-RS, como representante dos trabalhadores, apoia a Chapa 5, “Nossa Voz na Fundação”, que assumiu o compromisso de enfrentar o déficit de planos da Fundação Banrisul e garantir um futuro mais seguro para os participantes. A Chapa 5 defende uma gestão transparente, responsável e voltada exclusivamente aos interesses dos aposentados, pensionistas e futuros aposentados, resgatando o princípio da solidariedade entre gerações.
Como votar na Chapa 5 – “Nossa Voz na Fundação”:
1. Acesse >> www.fbss.org.br/eleicoes2025
2. Faça login com seu CPF e sua senha forte (a mesma do site da Fundação).
3. Escolha a chapa NOSSA VOZ NA FUNDAÇÃO para todos os cargos.
4. Revise e confirme seu voto.
Pronto! Você ajudou a construir uma nova Fundação: mais transparente, equilibrada e comprometida com os participantes.
Quem são os nossos candidatos
Diretoria de Previdência
54 – Yuri Santanna dos Santos
Conselho Deliberativo
Titular: 51 – Denise Falkenberg Corrêa | suplente: Luciano Fetzner Barcellos
Titular: 52 – Diógenes Bonfanti dos Santos | suplente: Ana Maria da Silva
Conselho Fiscal
Titular: 53 – Mariluz dos Santos Carvalho | suplente: Eduardo Moreira Poffal
Confira as propostas da Chapa 5 – “Nossa Voz na Fundação”:
1 – Combate aos Déficits nos Planos
Atuar com firmeza para eliminar ou reduzir os déficits nos planos de previdência que apresentam desequilíbrio financeiro.
2 – Equilíbrio nos Planos Antigos
Promover uma gestão focada no reequilíbrio financeiro dos planos previdenciários mais antigos, garantindo sustentabilidade e segurança aos participantes e assistidos.
3 – Ajustes para Migração do PB1
Defender ajustes que tornem viável e vantajosa a migração dos participantes do plano PB1 para um novo plano, com mais equilíbrio e segurança.
4 – Redução da Taxa de Administração no FBPrev CD
Atuar pela redução da taxa de administração do plano FBPrev CD, que reduz o saldo dos participantes ao longo do tempo.
5 – Benefício de Risco no FBPrev CD
Defender a inclusão de benefício de risco no FBPrev CD, com cobertura para invalidez, pensão por morte e afastamento forçado.
6 – Contra Retirada de Patrocínio
Insistir na correção da regulamentação atual, que permite retiradas de patrocínio sem garantir plenamente os direitos adquiridos dos participantes.
7 – Por Participação Efetiva das Entidades na PREVIC
Defender melhorias na regulamentação que permite a participação de associações e sindicatos nos processos da PREVIC. Hoje, essa participação é limitada e impede a produção de provas importantes.
8 – Auditoria nas Quotas dos Planos CD
A rentabilidade das quotas dos planos CD se tornou uma zona cinzenta, marcada por falta de clareza e critérios objetivos. A chapa defende auditoria, transparência e rigor técnico para garantir que os resultados reflitam a realidade dos investimentos.
9 – Prestação de Contas Transparente e Contínua
Compromete-se em prestar contas regularmente com os participantes durante toda a gestão — e não apenas em época de eleição.
10 – Mais Educação Financeira e Previdenciária
Propor ações de formação contínua para participantes da ativa e aposentados, promovendo conhecimento sobre finanças pessoais, previdência e direitos.
11 – Defesa Permanente do Banrisul Público
Seguir firme na linha de frente pela defesa do Banrisul como patrimônio dos gaúchos, pois não há futuro para a Fundação nem para os trabalhadores se o Banco for privatizado.
Fonte: Fetrafi-RS