Bancários de Pelotas e Região realizam novo ato alusivo à Campanha Nacional
Após ato realizado em frente ao BB, da rua Lobo da Costa, a escolha, desta vez, foi por organizar a mobilização em frente à Agência Centro da Caixa Econômica Federal
Nem mesmo o mau tempo impediu que os diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) se mobilizassem na manhã desta segunda-feira, dia 5 de agosto, véspera de mais uma rodada de negociações com a Fenaban. Parte da Campanha Nacional 2024, o ato realizado em frente à Agência Centro da Caixa, teve uma participação inusitada, contando com a presença de uma charanga, que chamou à atenção dos populares para as reivindicações da categoria.
“Nossa intenção é fazer com que a população, de modo geral, saiba da realidade enfrentada, hoje, pela nossa categoria. A Caixa foi escolhida para a realização deste ato, no dia de hoje, em parte para comemorarmos a implantação das Gipes e das Repes, que é uma demanda importante na nossa luta, referente ao Saúde Caixa, mas, também para denunciar a demora do Banco para atender esta reivindicação”, explica o diretor Lucas da Cunha ao lembrar dos avanços conquistados no último acordo coletivo, com o retorno dos comitês de credenciamento e descredenciamento.
Lucas também falou sobre a necessidade de fornecimento dos dados do Saúde Caixa para que se faça uma negociação a partir da revisão do acordo coletivo, mantendo a luta pelo fim do teto do Saúde Caixa no estatuto do Banco. Ainda de acordo com a avaliação do dirigente sindical, a Caixa precisa implantar as Repes, cuja representação se dará em Porto Alegre, e explicar como serão as estruturas das Gipes. “Como estamos em Campanha, e essa é uma demanda antiga, estamos convocando todos os bancários para se somarem nesta mobilização. Precisamos cobrar que as nossas reivindicações sejam atendidas, tanto as específicas, como as referentes ao Saúde Caixa, quanto às coletivas, que estão sendo pautadas junto à Fenaban”, reforçou.
Para o diretor Sérgio Seus, este é o momento decisivo para participar da Campanha. “É muito importante que estejamos unidos e mobilizados. A partir de agora entramos na reta final das negociações com os bancos, momento no qual abordamos as cláusulas econômicas, e essa é uma discussão que se refere diretamente ao nosso salário. Tudo que será definido, a partir de agora, impacta profundamente nas nossas vidas e não se pode negligenciar a importância deste debate e o papel fundamental que o Sindicato cumpre na defesa dos nossos direitos e na manutenção das conquistas que tivemos ao longo de todas as negociações que travamos com a Fenaban”, pontou.
Redação e fotos: Eduardo Menezes
Confira as imagens: