Fórum de Debates sobre a importância do Banrisul para o desenvolvimento do RS chega a Pelotas

Evento, que reforça a importância dos bancos públicos, é promovido pelo Fórum “O Banrisul que Queremos”

Já tem data marcada para a realização do Fórum “O Banrisul que Queremos”, em Pelotas. Será no dia 8 de abril, segunda-feira, às 18h30min, na Câmara Municipal, rua Quinze de Novembro, 207. Promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em parceria com o movimento sindical, o evento chega ao município para debater a promoção da cultura e o desenvolvimento da agricultura familiar, temas que se complementam no objetivo de contribuir para o crescimento econômico da região por intermédio das instituições públicas.

Ainda no mês de dezembro de 2023, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) esteve representado por diretores e delegados, na Assembleia Legislativa, participando do “Fórum de debates sobre papel público no sistema financeiro gaúcho”. Este primeiro encontro, que partiu de uma proposição do deputado Miguel Rossetto (PT), marcou o pontapé inicial de uma grande mobilização da sociedade gaúcha para o fortalecimento dos bancos públicos estaduais.

“Este Fórum demonstra a capacidade do movimento sindical, junto com os demais setores da sociedade, e com os nossos representantes políticos, de propor e articular soluções e encaminhamentos para que o sistema financeiro cumpra a sua função social. Pouco se fala nisso, mas os bancos possuem uma função de indutor em diversos setores da sociedade e, nesse sentido, entendemos que o lucro deveria ser apenas uma consequência e não o seu fim”, ressaltou o diretor Paulo Fouchy que é, também, funcionário do Banrisul.

Ao evidenciar a importância do envolvimento da comunidade de Pelotas e Região nestes debates, Fouchy evidenciou que somente a mobilização social pode trazer os resultados esperados para o desenvolvimento econômico e social. “Estamos convidando todos os bancários da nossa base, em especial os nossos colegas banrisulenses, a participarem deste debate como protagonistas, trazendo suas sugestões e propostas para construirmos o Banrisul que queremos. Para além dos bancários, convidamos, também, toda a sociedade a levar as suas demandas para o evento. Os temas escolhidos para o debate, em Pelotas, são aqueles que têm grande afinidade com a economia da região”, destacou o dirigente sindical.

Debates já estão acontecendo

Na última sexta-feira, dia 15 de março, o Fórum “O Banrisul que Queremos” promoveu um amplo debate, na Câmara de Vereadores da cidade de Novo Hamburgo, tratando do papel dos bancos públicos no desenvolvimento industrial do Estado. O encontro, que reuniu sindicalistas, políticos e representantes da comunidade, contou, novamente, com a presença do deputado estadual Miguel Rossetto (PT), que é o coordenador do Fórum.

Ao reafirmar que o propósito do Fórum é criar um ambiente de colaboração e de cooperação para o fortalecimento das instituições públicas, como o Banrisul, o parlamentar lembrou da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, ressaltando que o Brasil vive, atualmente, um grande desafio na promoção do crescimento e do desenvolvimento econômico e social. “Em janeiro, o governo federal aprovou as diretrizes do que ele chama de nova política industrial para o Brasil. Com isso, a agenda industrial volta com força e nós temos a quarta indústria de transformação do País. Além disso, temos o privilégio de ser o único estado que dispõe de três instituições financeiras públicas, cada uma com seu papel específico e que se completam”, disse.

Confira a agenda de debates:

08 de abril – Pelotas
29 de abril – Caxias do Sul
17 de maio – Passo Fundo
27 de maio – Bagé
14 de junho – Santa Rosa
24 de junho – Santa Maria

Foto: Araldo Neto/Verdeperto Comunicação

Redação: Eduardo Menezes – SEEBPel, com informações do Portal dos Bancários RS

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo