Bancários começam a definir dinâmicas do GAS em primeira reunião

Reunidos, nesta quarta-feira (20), em uma sala do Sindicato, localizada no prédio da Galeria Antunes Maciel, no centro de Pelotas, um grupo formado por bancários e profissionais das áreas da saúde e das ciências humanas começou a traçar o perfil das atividades a serem realizadas no âmbito do Grupo de Ação Solidária (GAS) do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel).

O primeiro encontro do GAS teve como objetivo explicar a proposta do projeto, que não tem uma dinâmica previamente estabelecida, justamente porque será construída, de forma coletiva. A coordenação das atividades está a cargo do assistente social, Diego Gonçalves, e das psicólogas Solaine Gotardo e Thaíse Mendes Farias. Esta última, professora do curso de Psicologia da UFPel, que desenvolve trabalhos com enfoque em assédio moral e sexual e outras violências no trabalho e nas organizações, incluindo as relações raciais. Por sua iniciativa, estudantes do curso serão integrados ao Grupo do Sindicato, através de um projeto de extensão, viabilizando todo o suporte necessário aos anseios da categoria na busca pelo autocuidado.

Na avaliação do assistente social, Diego Gonçalves, este primeiro encontro foi bastante produtivo. “Considero que esta primeira conversa foi muito positiva, tendo em vista o engajamento dos participantes na perspectiva de construir, juntos, este espaço. Essa era justamente a proposta inicial: fazer com que os participantes sejam protagonistas do espaço e se sintam construtores do grupo, que deve alcançar seus objetivos a médio e a longo prazo, conforme vai desenvolvendo a sua própria metodologia”, disse o profissional ao lembrar que o GAS, de Pelotas, tenta repetir a ação exitosa de Porto Alegre na construção de um grupo de apoio onde a categoria de trabalhadores/as possa encontrar uma rede de acolhida e proteção visando uma melhor qualidade de vida.

A direção do Sindicato também ficou satisfeita com esse primeiro movimento em busca da construção do Grupo, em Pelotas, e já projeta os próximos passos. “A ideia é que os próprios participantes possam sugerir como serão as atividades deste Grupo Terapêutico. Neste momento inicial, estamos contanto que mais colegas venham a se somar a esta proposta para que possamos criar uma identidade própria e definir as ações a serem realizadas. Entendemos que outros projetos do Sindicato, que já estão em execução, podem vir a somar nesta iniciativa, como o Movimenta Bancário e o Happy Hour dos Bancários”, exemplificou o diretor Sérgio Seus, que esteve presente neste primeiro encontro.

Preenchimento do formulário

Para que o Sindicato possa dar o melhor encaminhamento às ações do GAS – e demais iniciativas de prevenção, cuidado e acolhimento dos bancários -, é importante que a categoria preencha o formulário que está sendo disponibilizado, CLICANDO AQUI!

A data do próximo encontro será divulgada nos canais de comunicação do Sindicato, já acatando as sugestões dos participantes desta primeira reunião, quanto ao ambiente para a realização das atividades e demais encaminhamentos que podem ser complementados com o preenchimento do formulário.

Fale conosco

Para mais informações ou dúvidas quanto ao preenchimento do formulário, basta entrar em contato com Sindicato pelo e-mail: secretaria@bancariospel.org.br ou (53) 98125-0596 (Whatsapp).

Redação: Eduardo Menezes – SEEBPel

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo