Banrisul assume o compromisso de manter metas semestrais

Em reunião na tarde da última terça-feira (21/11), na sede da Fetrafi-RS, os negociadores do Banrisul assumiram o compromisso de manter as metas semestrais, com a divulgação sempre no final de dezembro e final de junho, cumprindo o que prevê a cláusula 12 do ACT/PPR e pondo fim às frequentes alterações que vinham sendo feitas nos últimos tempos. Como a nova direção acabou de assumir e o sistema está sendo ajustado, a direção do banco informou que pode haver um pequeno atraso para informar as metas do primeiro semestre de 2024 e estipulou como prazo máximo o dia 10 de janeiro.

Em relação ao fato da pontuação estar atrelada à adimplência do cliente, em um primeiro momento os negociadores disseram que a posição do Banrisul é de não recuar. No entanto, a diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, lembrou novamente que a prática adotada pelo banco é ilegal e que seguir com ela significa gerar passivo trabalhista para o futuro. “Já temos ganho jurídico em casos similares. E nossa intenção é de evitar ao máximo judicializar. Essa mesa existe para negociarmos, então peço que que o banco repense seu posicionamento e nos traga uma posição na próxima reunião”, disse. 

Sobre a meta negativa, quando o bancário ou a bancária perde pontos alcançados em uma meta x, caso não atinja o mínimo exigido para a meta y, a direção do Banrisul negou mais uma vez que isso venha acontecendo. No entanto, os representantes dos(as) trabalhadores(as) apresentaram planilhas que comprovam o fato. 

Em todos os relatos dos membros da Mesa que representam os(as) trabalhadores(as) foi enfatizado a questão do adoecimento da categoria devido à abusividade das metas, e de como o modelo não tem dado certo nem para os(as) bancários(as), nem para o banco. “Quem define as metas é o banco, mas cabe a nós impedir que elas sejam abusivas e que causem o adoecimento dos colegas”, observou Ana Furquim, diretora da Fetrafi-RS. 

Durante a reunião, falou-se também sobre as medidas que o Banrisul está tomando em relação aos(às) trabalhadores(as) que trabalhavam em agências localizadas nas cidades destruídas pelas enchentes, uma vez que para estes(as) ficou impossível cumprir qualquer meta. O negociador do banco garantiu que a questão está sendo tratada com bastante cuidado e que estão sendo estudadas soluções para esses casos. 

A próxima reunião para tratar dos pontos pendentes em relação às metas ficou agendada para o dia 5 de dezembro. No dia 6, a mesa volta a se reunir para tratar especificamente sobre a situação das agências dos municípios atingidos pela cheia. 

Fonte: Portal dos Bancários RS, com edição SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo