Dia do Patrimônio, na Casa do Trabalhador, supera expectativas

O dia 18 de agosto vai ficar marcado na história de organização dos trabalhadores de Pelotas e região. Parte da programação do Dia do Patrimônio, no município, o evento direcionado ao restauro e recuperação histórica da Casa dos Trabalhadores contou com um público qualificado e comprometido em levar adiante o Projeto de Restauro do mais importante espaço de luta e produção cultural do movimento sindical pelotense.

Já pela manhã, ao tratar do Patrimônio Ambiental de Pelotas, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, Maurício Polidori, desenvolveu uma atividade extremamente importante, convidando os participantes a tentarem identificar onde estaria o referido patrimônio ambiental da cidade. Ao comparar a situação presente com o que se vivenciou no passado, foi possível identificar tudo aquilo que já se perdeu e o que, hoje, estaria em risco, servindo de alerta para as tomadas de decisão que precisam ser adotadas neste momento.

”Conseguimos identificar, no mapa, e compreender melhor a situação de lugares como o Lago São Gonçalo, que, atualmente, é o foco de um empreendimento imobiliário, em nosso município, e está ameaçando áreas de preservação ambiental”, chamou a atenção Lucas da Cunha, diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região que se fez presente no evento.

Na parte da tarde, em formato de Roda de Conversa, com a participação de diversas pessoas que têm uma história junto à construção e consoilidação da Casa como espaço de luta do movimento sindical, os presentes puderam acompanhar um resgate histórico dos principais acontecimentos envolvendo a atuação dos Sindicatos que, hoje, são responsáveis pelo local e, também, pensar em estratégias para intensificar os trabalhos que estão sendo feitos pela Comissão de Recuperação da Casa do Trabalhador.

Ao final do dialógo, ficou definida a criação de um Grupo, no Facebook, que servirá de canal de comunicação com a população para reunir materiais históricos referentes a acontecimentos envolvendo a Casa do Trabalhador; como fotos, relatos e histórias de todos que possuem – ou um dia possuíram – algum envolvimento com o Casa. Para participar do Grupo basta clicar AQUI!

“O Dia do Patrimônio, na Casa do Trabalhador, superou todas as nossas expectativas. Apesar de um dia chuvoso tivemos uma boa presença de pessoas que puderam participar de uma roda de conversa, contar suas histórias relacionadas à Casa, mas, principalmente, escutar os relatos de figuras históricas para a luta dos trabalhadores operários em Pelotas. Saímos mais convecidos, ainda, de que precisamos cuidar melhor deste patrimônio dos Trabalhadores, recuperando o seu passado e projetando seu futuro. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas contamos com a participação de toda a sociedade para buscarmos os recursos necessários junto aos órgãos públicos”, ressaltou Lucas.

Redação: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo