Covid-19 em Pelotas: pessoas a partir dos 30 anos podem procurar quarta dose

Design sem nome (30)

A partir desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Pelotas começa a disponibilizar a quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais sem comorbidades.

A população dessa faixa etária, que recebeu a terceira dose há quatro meses ou mais, pode se dirigir, de segunda a sexta, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), às bancas 16 e 17 do Mercado Central ou ao Trailer da Vacina, conforme cronograma semanal. O imunizante também está disponível aos sábados, no Mercado Central.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salienta que a quarta dose também já está disponível para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, e reforça que todos, nessa condição, que receberam a terceira aplicação há, no mínimo, quatro meses, podem tomar o segundo reforço. Poderá ser utilizado qualquer imunizante, independente do aplicado na última vez, desde que esteja disponível no local.

Confira a programação

Quarta dose para pessoas com 30 anos ou mais

De segunda a sexta-feira

– Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em seus respectivos horários de funcionamento.

– Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8 às 17h

– Trailer da Vacina: das 10 às 15h nos bairros, conforme o cronograma semanal.

Aos sábados

– Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 10h às 15h

Saiba os documentos necessários para receber a 4ª dose

– Documento de identidade

– Cartão SUS ou CPF

– Carteira de Vacinação para comprovar a 3ª dose há quatro meses ou mais

Orientações da SMS

A SMS esclarece que pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Fonte: Victória Meggiato – Prefeitura de Pelotas