Sindicato participa de mobilização em defesa da competência da Justiça do Trabalho
Vereadora Miriam Marroni (PT) viabiliza audiência sobre mobilidade urbana
Será realizado no dia 26 de abril um painel sobre a mobilidade urbana, uma iniciativa da vereadora Miriam Marroni (PT) e realizada pela mesa diretora. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, às 10h, e terá a participação de especialistas da área, como o professor Luís Antônio Lindau, PhD em transportes e diretor do programa de Cidades do World Resources Institute (WRI) Brasil.
Segundo a parlamentar, a proposição deste painel, em formato de palestra, tem como objetivo ampliar o debate da mobilidade urbana em Pelotas, com o intuito de buscar soluções definitivas no tema, após anos de medidas paliativas, especialmente relativas ao transporte coletivo.
Lindau é uma referência mundial em transporte coletivo. Foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Também trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), que coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras.
De 2006 a 2012, Lindau foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do Transportation Research Board (TRB). De 2003 a 2006, ele integrou também o Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Atualmente, é diretor do programa de Cidades do WRI Brasil.
Além do transporte coletivo, temas como bicicletas e acessibilidade também serão tratados no painel. “Estamos vendo uma cidade com cada vez mais carros, em um modelo que não é sustentável. Precisamos tratar a mobilidade como um todo, entender o que está sendo feito em cidades de médio e grande porte e buscar alternativas viáveis para Pelotas”, aponta Miriam Marroni.
O painel será realizado no dia 26 de abril, uma terça-feira, às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores. Além do palestrante principal, serão convidados especialistas em mobilidade do município, representantes do poder público e de entidades ligadas às pessoas com deficiência. De acordo com as regras da Casa, o auditório estará aberto ao público, com capacidade para 150 pessoas.
Fonte: Assessoria de imprensa vereadora Miriam Marroni (PT).
Foto: Ederson Ávila