Vereadora Miriam Marroni defende apoio ao Empreendedorismo Feminino

Para a vereadora Miriam Marroni (PT) o Empreendedorismo Feminino é uma pauta de grande importância. Como diversas experiências estão sendo desenvolvidas por todos os municípios do RS, a parlamentar avalia que o poder público local tem um papel estratégico no fomento ao desenvolvimento local e no apoio a essas iniciativas.

“Não podemos apenas ficar aguardando que uma grande empresa venha se instalar, aqui, e gerar o tão sonhado desenvolvimento econômico, nossa cidade tem grande potencial na saúde, na educação, no comércio e nos serviços. É preciso fomentar estes potenciais com as condições para que a retomada da economia local aconteça”, ressaltou Mirian.

A vereadora ainda destaca que a criação do conselho municipal de desenvolvimento econômico e trabalho, somado ao programa bairro empreendedor, são ações importantes que terão apoio da bancada do Partido dos Trabalhadores, porém, no Programa de Microcrédito Municipal, há uma percepção de que a proposta ainda precisa de ajustes.

Com a emenda apresentada pela parlamentar petista, mulheres empreendedoras enquadradas como Microempreendedores Individuais (MEI- com faturamento anual até R$80 mil reais), poderão contar com carência de 6-12 meses e um prazo mais ampliado de até 18 meses para a quitação do microcrédito.

“É preciso dar uma função social ao fundo garantidor. Não basta apenas subsidiar os juros do crédito. O fundo permite à Prefeitura negociar uma taxa de juros mais atrativa que as convencionais. A Prefeitura de Dois Irmãos-RS, por exemplo, conseguiu juros de menos de 1% ao mês. Diversos bancos já operam linhas de crédito com juros de até 2% para o empreendedorismo, como é o caso do Banrisul, porém muitas pessoas não conseguem acessar essas linhas devido à grande exigência de garantias nas análises de crédito tradicionais. Se vamos investir recursos públicos para o programa é importante que o diferencial dele não seja apenas o juro zero, mas sim chegar aonde os bancos hoje não chegam”, avaliou Mirian. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Miriam Marroni (PT), com edição SEEB Pelotas e Região

Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo