Campanha alerta sobre ataques ao Banco do Brasil

Os trabalhadores do Banco do Brasil estão à frente da campanha “Articulação Nacional contra o Desmonte do BB”, que reúne forças para barrar o desmonte do banco público. O intuito é debater com a sociedade sobre os ataques que a instituição vem sofrendo pelo governo Bolsonaro.

Durante  uma live, na última sexta-feira (12/03), que teve a participação de associações de trabalhadores, parlamentares e outras entidades da sociedade civil, foram apresentados os números da catástrofe que o BB vem passando. Desde 2016, foram dispensados mais de 17 mil funcionários e quase 1,1 mil agências bancárias foram fechadas, além do encerramento de atividades em municípios e comunidades sem nenhum outro serviço bancário.

Mesmo com o caos causado pela direção, o BB obteve um acréscimo na carteira de 9,5 milhões de clientes. Porém, os números positivos não foram suficientes para impedir o anúncio do plano de reestruturação, que prevê a demissão de mais 5 mil funcionários e o fechamento de agências em cidades pequenas do interior do país.

A iniciativa da “Articulação Nacional contra o Desmonte do BB” é para preservar a atividade bancária em milhares de municípios que só têm esta opção, além de conter milhares de empregos, diretos e indiretos no país. Outro motivo para barrar os planos de sucateamento dos bancos públicos é que eles são responsáveis por 80% do crédito disponível para as regiões Nordeste, Centro Oeste e Sul, principalmente quanto ao crédito rural.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo