Movimento sindical bancário promove oficinas, no Fórum Social Mundial, nesta quinta (28) e sexta (29)

As quatro oficinas promovidas em conjunto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), pelo Sindicato de Bancários de São Paulo, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pela UNI Américas Finanças serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), no Fórum Social Mundial Virtual, que acontece até o 31 de janeiro de 2021.

O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne os grandes capitalistas do mundo e que será realizado no mesmo período em Davos, na Suíça. As inscrições podem ser feitas individualmente ou coletivamente pela página do evento. É possível inscrever uma organização, movimento social ou coletivo, uma atividade ou ainda uma iniciativa mais duradoura. No site também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de palestrantes, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.

Oficinas

Dia 28 de janeiro – quinta-feira, às 15h

O teletrabalho e a aceleração das transformações tecnológicas nos bancos.

Apresentação da pesquisa nacional com 8.560 bancários e bancárias de todos os estados da Federação, que estão em home office e comparação com a aceleração das transformações tecnológicas nos bancos do Brasil.

Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:

Dia 28 de janeiro – quinta-feira, às 17h

A defesa da Caixa e do Banco do Brasil frente aos ataques neoliberais do governo Bolsonaro.

Organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, em parceria com a Contraf-CUT e Fenae, trará o debate sobre o papel dos bancos públicos e do papel frente ao desenvolvimento social e econômico do país.

Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:

Dia 29 de janeiro – sexta-feira, às 15h

Projeto Basta! Não irão nos calar.

Organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, esta oficina abordará o atendimento e o acompanhamento dos casos de violência doméstica contra as bancárias que procuram a entidade e a vinculação destas demandas à Convenção Coletiva de Trabalho – CCT da categoria.

Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:

Dia 29 de janeiro – sexta-feira, às 17h

O papel dos bancos públicos na retomada econômica e social pós pandemia

A UNI Américas Fînanças, através da Alianza Latinoamericana en Defensa de las Bancas Publicas, defende que os bancos públicos desempenham um papel importante na região. A pandemia mostrou que o Estado deve estar presente com políticas reduza os impactos na qualidade de vida dos cidadãos. Não podemos ignorar o fato de que as crises podem provocar um mal-estar e desconfiança em relação à democracia e constituem um risco para a coesão social e o desenvolvimento sustentável. Para construir um novo modelo de desenvolvimento na região que contemple três dimensões; a social, ambiental e econômica os Estados necessitam de uma banca pública forte e atuante. A oficina terá participação de lideranças da Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia e Costa Rica.

Acesso para assistir e enviar perguntas e manifestações sobre o tema via chat, use:

Fonte: Contraf-CUT, com edição Seeb Pelotas

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo