Guedes retoma discurso anticorrupção para tentar justificar venda de estatais

Em evento, na última segunda-feira (26), ministro da Economia disse que corrupção e escândalos nas estatais deveriam ter deixado claro que há ‘governança equivocada’

A pauta privatista está em curso e para convencer a sociedade de que vender empresas públicas à iniciativa privada é a solução para os problemas do País, o ministro da Economia Paulo Guedes retoma uma narrativa muito usada nos anos 1990: de que a privatização visa combater a corrupção no serviço público. Esse é mais um equívoco do governo que continua sem apresentar propostas para o País sair da crise.

Durante evento virtual da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), realizado na noite de segunda-feira (26), Paulo Guedes declarou que “se houve ‘petrolão’ na Petrobras, mensalão nos Correios e escândalo na Caixa, devia estar bastante claro para a população brasileira que a governança está equivocada”.

A declaração do ministro deve-se ao fato de que os brasileiros têm se manifestado contrários a privatização, segundo pesquisas realizadas por diferentes institutos de pesquisa. Em agosto de 2019, quando o governo divulgou a lista de estatais que podem ser privatizadas nos próximos anos, pesquisa do Datafolha apontou que 67% dos entrevistados são contra a venda dessas empresas. Este percentual significa que 2 em cada 3 brasileiros se opõem a este retrocesso.

Outra pesquisa mais recente revelou que a maioria dos brasileiros é contrária também a privatização da Caixa Econômica Federal. Divulgada no início de setembro pela Exame/Ideia, projeto que une a Exame Research, braço de análise de investimentos da Revista Exame e o Instituto Ideia, especializado em opinião pública, aponta que a maioria da população (49%) é contrária à privatização do banco.

Fonte: Fenae, com edição Seeb Imprensa Pelotas

Foto: Jornal Fique de Olho

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo