Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ relembra conquistas

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, relembra as importantes conquistas da comunidade e mostra a importância da resistência e da luta por mais amor e respeito mesmo nas adversidades.
A prova disso foi o episódio conhecido como a Rebelião de Stonewall, que marcou a luta contra a imposição da vergonha e marginalidade e pela afirmação do orgulho e da visibilidade da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero.

Desde então, a população LGBTQIA+ reafirma a sua resistência contra qualquer ato discriminatório e luta pela igualdade de direitos. Dentre as principais conquistas, estão: maior representatividade da comunidade nos meios de comunicação, políticas públicas pelo fim da discriminação, respeito à laicidade do Estado e fim da influência religiosa nos processos políticos, permissão para casais homoafetivos adotarem crianças, casamento civil igualitário, fim dos tratamentos de “cura gay”, fim do tratamento das identidades trans como patologias, reconhecimento social da identidade de gênero, e mais recente, a criminalização da LGBTfobia.

A luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ é constante e não é exclusiva de uma parcela da população: é uma luta que precisa ser de todos. Em momentos políticos marcados pelo retrocesso, a união de forças da população deve ser ainda maior para conquistar direitos e garantir um futuro melhor.

Com informações Contraf CUT

Foto: Daniel James/Unsplash

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo