Privatização? Fechamento de agências e declaração do presidente do BB assustam clientes

O Banco do Brasil está seguindo o mesmo movimento dos grandes bancos privados, e fechou, somente no ano passado, 409 agências no país e reduziu seu quadro de funcionários em 3.699 colaboradores.

Os grandes bancos vêm reduzindo o número de agências físicas e funcionários para compensarem menores margens financeiras. Além disso, a concorrência das fintechs têm obrigado os bancos a oferecerem menores taxas de juros, e cobrar menos pelos serviços, como a anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

De acordo com Rubem Novaes, o atual presidente do Banco do Brasil, os avanços feitos pelas populares fintechs e pelo open banking podem fazer com que o banco tenha de ser privatizado em médio prazo. “Eu acho que a gente já devia começar a se antecipar para pensar em privatização. Assim não teria trauma nenhum”, declarou.

O número total de agências bancárias no Banco do Brasil caiu de 4.101, em 2018, para 3.692, ao final de 2019. Quanto a redução do número de funcionários, houve uma queda de 96.889 para 93.190, considerando o mesmo período. Em 2019, o BB registrou 2.364 adesões ao programa de demissão voluntária estabelecido pela instituição.

Carlos Motta, o vice-presidente de negócios do Varejo do BB, disse que o banco está avaliando a eficiência de cada agência nas cidades onde estão instaladas, da mesma forma que os grandes bancos estão fazendo. Em muitos municípios, ele afirmou que a avaliação é de não haver necessidade de uma unidade tradicional. Portanto, as agências serão substituídas por postos de atendimento avançados, com estrutura mais leve.

Com informações FEEB Paraná

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo