Bancários da Caixa Terão de agendar perícia no INSS

O INSS acabou com o convênio que mantinha com a Caixa por meio do qual o banco ficava responsável por agendar as perícias dos bancários afastados por mais de 15 dias por doença ou acidente de trabalho. 

Agora, o empregado que se afastar do trabalho por motivo de licença para tratamento de saúde por período superior a 15 dias passa a ser o responsável pelo agendamento da perícia junto ao órgão, a fim de requerer o benefício. 

Para fazer o agendamento, o trabalhador deverá acessar o aplicativo Meu INSS (disponível nas plataformas Android ou IOS) ou no portal Meu INSS.

Outra mudança consiste no pagamento dos benefícios (auxílio-doença previdenciário, auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente e salário maternidade em caso de adoção), que ocorrerá diretamente pelo INSS ao empregado.

A Caixa disponibilizou orientações no Portal do Empregado > Relações de Trabalho > Licença Saúde.  Para obter esclarecimentos, o banco orienta o contato por meio do chat ou Intranet, via ferramenta SIGSC. 

A realidade, hoje, consiste no fato de que aumentou o número de trabalhadores saindo por licença médica, devido à uma gestão que se baseia no assédio moral por cobrança de metas. O fim do convênio tende a agravar esta situação, uma vez que joga toda a responsabilidade dos trâmites de agendamento da perícia para o trabalhador.

Com informações SEEB SP e FEEB Paraná

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo