Banrisul entra na fila do abate na ALERGS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está reunida desde as 8h30 para eleger o relator da PEC 280/2019. Se aprovada, essa PEC pode ficar na história como o primeiro passo para o governo Eduardo Leite retirar a obrigatoriedade de plebiscito para vender Banrisul, Corsan e Procergs.

A expectativa é de que o que aconteceu com o setor de energia, na Assembleia Legislativa, possa acontecer também com o Banrisul. Com a aprovação da PEC 272/2019, proposta pelo governo Eduardo Leite, ficou claro que o governo tem maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Entre a chegada da PEC 272/2019 na Assembleia Legislativa e a votação do parecer favorável ao fim do plebiscito para venda da CEEE, CRM e SulGás, parecer do deputado Edson Brum (MDB), na CCJ, foram 64 dias, de 6 de fevereiro a 11 de abril deste ano.

Depois da aprovação do parecer da CCJ, o fim do plebiscito das empresas públicas do setor de energia, os dois turnos de votação em plenário foram rápidos. O primeiro turno (com vitória governista por 40 votos a 13) ocorreu 12 dias após a aprovação, na CCJ, em 23 de abril. No dia 7 de maio, a PEC 272/19 foi aprovada por 39 votos a 13, e o plebiscito que protegia o setor de energia público foi retirado da Constituição Estadual. Foram apenas 26 dias depois da aprovação da CCJ.

Com informações do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo