Os mais ricos pagam menos impostos, apontam dados

A Pirâmide do Imposto de Renda (IR), produzida pelo G1, da Rede Globo, com base em dados fornecidos pela Receita Federal, demonstra em seus resultados um problema que está na raiz da formação da sociedade brasileira. As camadas mais ricas da população gozam de mais isenções e pagam, proporcionalmente, bem menos impostos do que os menos abastados, especialmente as classes médias.

Os números apresentados mostram, além de uma alta concentração de renda, também uma concentração de isenções entre as camadas mais ricas da sociedade. Diante de um governo que acaba com as políticas públicas, nega direitos, reduz drasticamente os investimentos em obras, vende lucrativas e estratégicas estatais, desmonta o parque industrial e tem como conceito a informalidade, não há como esperar bons resultados. Pelo menos não para o povo.

Bolsonaro empurra o Brasil para uma plutocracia: governo comprometido unicamente com o capital, ultraliberal, voltado só para os ricos, amparado em forte Estado policial. Para barrá-lo, só uma frente democrática ampla e unificada. Hoje, a principal tarefa da resistência é neutralizar o neofascismo.

Com informações Sindicato dos Bancários da Bahia

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo