Movimento sindical orienta atenção redobrada na declaração do imposto de renda neste ano
Bancos em operação no país praticam agiotagem
No mundo, as taxas de juros para pessoa física estão na faixa de 4 a 6% ao ano. Já o brasileiro paga o índice em apenas um mês. O brasileiro se vê em um verdadeiro esquema de agiotagem.
Para se ter ideia, o sistema financeiro tira das famílias e das empresas o equivalente a 16% do PIB (Produto Interno Bruto). Com empresas paralisadas e famílias endividadas, os impostos arrecadados sobre o consumo e produção caem violentamente. Um efeito dominó perigoso, afinal os produtos e serviços utilizados pelas famílias sustentam as pequenas e grandes empresas.
Como se os altos juros pagos pelo povo não bastassem, o sistema tributário regressivo (quem tem menos paga proporcionalmente mais), em vez de corrigir, agrava as injustiças e a incapacidade crescente do Estado investir. Ainda por cima querem agora se apropriar também da Previdência. Tá difícil.
Fonte: SBBA



