Curso de Formação Intersindical terá início na próxima quarta-feira (29)

Na próxima quarta-feira (29), às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários – rua Tiradentes, 3087 -, terá início o Curso de Formação Intersindical, que está sendo promovido, em parceria, entre o Sindicato dos Bancários, STICAP, Sinasefe, Sindicato dos Metalúrgicos, Simsapel, Sintrapospetro, Simpro, Centro Acadêmico Ferreira Viana (Direito da UFPel ) e o coordenador jurídico do Sindicato Rubens Soares Vellinho.

O primeiro tema a ser abordado será Fordismo e Taylorismo. A aula será conduzida pelo professor e pesquisador Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas, que ministra aulas no curso de Sociologia da UFPel. O docente é formado em Ciências Sociais pela UCPel, mestre em Sociologia pela UFRGS, doutor em Sociologia pela Université de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines e pós-doutor em Sociologia pela UFRGS.

Na sequência, o sociólogo Hilbert David de Oliveira Souza irá apresentar os dados do mercado de trabalho em Pelotas e Região. Hilbert é sub-coordenador do Projeto de Cooperação UFPEL/MTb e coordenador da unidade local na UFPel do Observatório Nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

“Entendemos a necessidade de problematizar o momento que estamos vivendo por meio de um viés histórico”, lembrou o coordenador de formação do Sindicato dos Bancários, Ricardo Bochi. De acordo o dirigente sindical, é importante que, nesse contexto de retirada dos direitos dos trabalhadores, seja possível refletir sobre os impactos que as reformas neoliberais estão provocando no mundo do trabalho, trazendo, inclusive, dados locais sobre o aumento do desemprego e dos adoecimentos motivados pela rotina laboral.

Imprensa Seeb Pelotas

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo