Brasil é o campeão em acidentes de trabalho

O Brasil é campeão mundial no quesito acidentes de trabalho. O país registrou 4.269.648 casos de 2012 a 2017, sendo um a cada 48 segundos. São 750 ocorrências por ano. Foram 15.874 mortes no período. E os números tendem a crescer. Mais um legado para o governo neoliberal de Temer.

Com mais pressão, assédio moral e jornada exaustiva, aumenta o número de doenças e os acidentes são mais constantes. A precarização de trabalho só piorou com a reforma trabalhista. Os dados comprovam. A cada três acidentes, dois são sofridos por terceirizados.

Lesões como cortes, lacerações, feridas contusas, esmagamento, fratura, distensão e torção são apontadas como principais causas dos acidentes. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, em cooperação com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Para piorar, as normas que deveriam garantir segurança ao trabalhador estão sendo revogadas desde o golpe de 2016, como a NR (Norma Regulamentadora) 12. A medida estabelece referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo