Comando e Banrisul realizam terceira rodada de negociações nesta quarta (15)

Nesta quarta-feira (15), às 14h, ocorre a terceira rodada de negociação da Pauta de Reivindicações Específicas dos Banrisulenses, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. O Comando Nacional dos Banrisulenses espera que sejam apresentadas propostas concretas para questões de saúde, segurança e educação. Além disso,  aguardam que seja assumido um compromisso com a ultratividade (renovação do acordo aditivo anterior enquanto um novo é debatido em mesas de negociação).

Os Banrisulenses – à exemplo do que ocorre com a categoria, de modo geral – sofrem com o risco de perder o que foi conquistado em acordos coletivos específicos anteriores. Desde novembro de 2017, quando entrou em vigor, a reforma trabalhista tem causado muita preocupação nos bancários.

A mudança nas regras trabalhistas, que foi escrita pelos banqueiros, tem exigido cautela do Banrisul. Os negociadores nomeados pela diretoria para as mesas com o Comando Nacional dos Banrsiulenses, inclusive, verbalizaram essa preocupação na segunda mesa. Falaram várias vezes em “insegurança jurídica”. Isso porque o acordo coletivo passará a ter força de lei, uma vez que o espírito da reforma trabalhista é fazer valer o negociado sobre o legislado e retirar direitos.

De concreto, até o momento, somente o interesse da diretoria de renovar o acordo e continuar debatendo, sobretudo, a gratificação de função e o banco de horas.

Calendário de luta dos Banrisulenses

15/6: Entrega da pauta de reivindicações específicas dos Banrisulenses à diretoria do Banrisul na DG em Porto Alegre.

6/8: Primeira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul. Os negociadores do banco repetem que vão seguir a Fenaban e só enrolam.

10/8: Na segunda mesa de negociações entre Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do banco, há avanços na negociação. Participação dos Banrisulenses no Dia do Basta tira diretoria da zona de conforto. Tom da direção muda e assinatura de pré-acordo é sinalizada.

15/8: Terceira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul ocorre a partir das 14h, na sede da Fetrafi-RS (Rua Coronel Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

Com informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo