Banrisul: cada vez mais privado e menos público

O Governo Eduardo Leite segue a mesma política de seu antecessor, no Palácio Piratini, colocando cada vez mais ações à venda no mercado. Isso inclui as ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias. O movimento que está sendo realizado pelo governo contraria o discurso oficial de que será mantido o controle acionário do banco, uma vez que o anúncio do lançamento de uma nova oferta de ações não dá garantias de que será cumprido o compromisso assumido até aqui.

Desde o início do seu mandato, Leite tem agido de modo a entregar para a iniciativa privada todos os papéis com direito a voto. Isso representaria a venda de 50% do que está nas mãos do governo do Estado, menos uma ação, para manter o controle acionário no limite da promessa de campanha.

Encontro Nacional dos Banrisulenses

No último dia 14 de setembro, funcionários do Banrisul, de todo o país, se reuniram, em Porto Alegre, para discutir as ameaças que estão sofrendo com a possibilidade de privatização do banco. “O fatiamento, com a venda das ações, preocupa porque o banco está cada vez mais privado e, consequentemente, mais perto de ser entregue, de vez, ao capital”, disse Rafael Silva, diretor do Sindicato e funcionário do banco, que esteve presente no Encontro Nacional dos Banrisulenses.

Durante o evento, os funcionários do Banco reclamaram da perda de funcionários, das mudanças na função dos caixas, da pressão pelo cumprimento de metas, do assédio e da precarização do trabalho. Foi consenso entre os presentes a importância da manutenção do Banrisul público, fomentando a economia gaúcha e assegurando o emprego dos funcionários que atuam por todo o estado. Hoje, são mais de 500 agências, com quase 100% de abrangência, sendo o único banco presente em 80 cidades gaúchas.

O governo sabe da importância do Banrisul para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O Banco chegou a alcançar um lucro líquido de R$ 335,5 milhões no primeiro trimestre deste ano. Esse valor representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período em 2018.

Imprensa Seeb Pelotas

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo