Banrisulenses entregam pauta de reivindicações e dão início à campanha salarial
Banrisulenses entregam pauta de reivindicações e dão início à campanha salarial
Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 à direção do banco. Os representantes dos empregados e empregadas foram recebidos pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos, acompanhado dos negociadores do banco, na sala da Presidência.
“Este é o primeiro passo para que tenhamos uma série de rodadas de negociações e que a gente consiga conduzi-las da melhor forma para os colegas e que consigamos sair com a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho”, ressaltou a coordenadora da COE e diretora do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, Raquel Gil.
O presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, que também é coordenador da COE, solicitou que a diretoria do banco olhe a pauta com carinho, porque ela representa os anseios de todos os empregados e empregadas. “Tivemos um grande encontro há uns dias em que conseguimos construir uma pauta de reivindicações que atende cada setor do banco, todas as funções, todas as áreas de trabalhadores e trabalhadoras. São discussões de uma série de direitos, que farão sentido para a estrutura e crescimento do banco e o merecido reconhecimento aos empregados, que geram os lucros para a empresa”, completou Fetzner.
Ao receber a pauta, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a importância da manutenção do diálogo entre o banco e a representação dos trabalhadores. Segundo ele, mesmo diante das divergências naturais do processo negocial, foi possível construir uma relação de respeito e diálogo nas últimas negociações, ambiente que considera importante preservar ao longo da Campanha Salarial 2026.

A pauta entregue ao banco é resultado de um amplo processo de construção coletiva. O documento foi elaborado pela COE Banrisul a partir da atualização do atual Acordo Coletivo de Trabalho, das contribuições encaminhadas pelos sindicatos, dos resultados da Consulta Nacional dos Banrisulenses e das deliberações aprovadas por unanimidade durante o 33º Encontro Nacional dos(as) Banrisulenses.
Entre os principais pontos da pauta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos Banrisulenses estão:
– Valorização das funções e correção das distorções da reestruturação do banco;
– Combate às metas abusivas e ao assédio moral;
– Fortalecimento das políticas de saúde e enfrentamento ao adoecimento da categoria;
– Reajuste dos benefícios e valorização da remuneração;
– Realização de novos concursos públicos;
– Democratização da gestão do banco;
– Fortalecimento da Cabergs e da Fundação Banrisul;
– Mais segurança nas agências;
– Defesa permanente do Banrisul público.
A primeira rodada de negociação está agendada para a próxima terça-feira, 14 de julho. A categoria pode acompanhar o andamento da Campanha Salarial 2026 pelos canais oficiais da Fetrafi-RS e do SindBancários Porto Alegre e Região.
Fonte: Seeb Porto Alegre



