Sindicato realiza 3ª etapa da atividade de Formação Sindical direcionada a diretores e delegados
Sindicato e escritório de advocacia se reúnem para debater processos coletivos
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região realizou uma reunião de trabalho nesta terça-feira (30) com sua assessoria jurídica na área trabalhista, o escritório Vellinho, Signorini, Moreira, Büttow & Silva Advogados Associados, para avaliar todos os processos coletivos em andamento, com destaque especial para dois casos: a reestruturação em curso na Caixa Econômica Federal e o processo de isonomia de cargos e salários no Banco Bradesco.
Os advogados Rubens Vellinho e Maria Emilia Büttow participaram do encontro, junto à diretoria do Sindicato, que teve como objetivo central analisar todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis para proteger os direitos dos trabalhadores em diversas instituições financeiras.
Caixa
De acordo com as discussões, a reestruturação promovida pela Caixa está criando um cenário de grande insegurança para os empregados, com possibilidade real de transferências forçadas de unidades e riscos à renda. Outro ponto crítico discutido detalhadamente é a falta de uma solução concreta do banco para o futuro dos milhares de trabalhadores que exercem as funções de caixa minuto e tesoureiro por prazo.
“A Caixa sinaliza com mudanças profundas, inclusive através de um novo Plano de Funções Gratificadas (PFG), mas até agora não apresentou nenhuma garantia ou plano transparente para esses empregados. É uma incerteza que gera ansiedade e prejuízos”, destaca Lucas Cunha, diretor de Comunicação e Cultura do Sindicato e trabalhador da Caixa Econômica Federal.
Bradesco
Sobre o Banco Bradesco, o Sindicato reforçou seu compromisso com a demanda por isonomia de cargos e salários que tramita na Justiça. O objetivo é garantir que todos os bancários saibam que o movimento sindical está tratando ativamente desta questão do Bradesco, assim como todos os processos coletivos da categoria.
Transparência e participação direta
Para garantir a transparência e a participação direta dos trabalhadores afetados na Caixa, será convocada em breve uma plenária exclusiva para os funcionários lotados nas funções de caixa e tesoureiros, onde serão apresentados detalhes e tiradas dúvidas sobre a situação.
“Nossa função é defender os empregados e buscar todas as saídas possíveis. Vamos usar todas as ferramentas ao nosso dispor, do diálogo à Justiça, para garantir que nenhum direito seja suprimido”, garante Lucas.
Todos os processos coletivos estão disponíveis no site do Sindicato, no seguinte caminho: Jurídico > Ações Coletivas, onde podem ser consultados por banco ou pelo número de processo. Os bancários podem entrar em contato a qualquer momento através dos canais oficiais de atendimento do Sindicato e do setor jurídico para obter mais informações. Os contatos da Secretaria são (53) 3225-4066 e (53) 98125-0596, enquanto o do Jurídico é (53) 9129-1258 (apenas WhatsApp).
Redação e foto: Vitor Valente/Seebpel