Conferência das Mulheres debate violência e propõe políticas públicas para ampliar proteção e igualdade
A 5ª Conferência Municipal das Mulheres aconteceu neste fim de semana com foco no enfrentamento à violência de gênero e na criação de políticas públicas para proteção, acolhimento e ampliação de direitos. Realizado no auditório da UCPel, o encontro reuniu representantes de movimentos sociais, instituições públicas e lideranças locais.
Entre os anúncios feitos durante a abertura, destaque para a entrega, nesta segunda-feira (21), da primeira casa reformada no município para uma mulher em medida protetiva. A residência passou por reforço de segurança, com construção de muro e reforço nas aberturas. O projeto, que contempla inicialmente dez mulheres em situação de risco, é financiado com R$ 300 mil de emenda parlamentar federal e será implementado com base em critérios de vulnerabilidade.
Avanço simbólico, mas com cobranças
Apesar do tom festivo na abertura — que contou com apresentação musical e intervenções artísticas —, a Conferência foi marcada por discursos que denunciaram a persistência da violência e cobraram ações efetivas. A principal preocupação expressa nas falas foi a dificuldade de consolidar políticas permanentes em uma sociedade ainda marcada pelo machismo estrutural, pelo racismo e pela desigualdade social.
A programação incluiu ainda uma palestra com o tema Mais democracias, mais igualdade e mais conquistas para todas, que abriu espaço para reflexões sobre os obstáculos culturais e institucionais enfrentados pelas mulheres. As atividades seguiram no sábado (19) com discussões em grupos temáticos.
Participação popular e legado
A organização da Conferência contou com participação da comunidade por meio de pré-conferências, onde foram levantadas as principais demandas que serviram de base para os debates. As propostas aprovadas durante o evento devem ser encaminhadas ao Executivo e Legislativo como subsídios para futuras políticas públicas.
A iniciativa reforça a continuidade do trabalho do Conselho Municipal da Mulher, que há mais de 30 anos atua na defesa dos direitos das mulheres no município. Segundo participantes, o evento também serviu para reafirmar a importância de espaços coletivos de escuta e formulação de políticas a partir da realidade vivida por diferentes grupos de mulheres.
Fonte: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres
Imagem: Janine Tomberg e Larielly Gonçalves