Sindicato realiza atividade de Formação Sindical direcionada a diretores e delegados
Sindicato realiza atividade de Formação Sindical direcionada a diretores e delegados
O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel) tem investido na preparação dos seus quadros para aprimorar a luta em defesa da categoria
Aproximadamente 25 pessoas, entre diretores e delegados do SEEBPel, estiveram reunidos, nesta última quinta-feira (16), na Associação dos Empregados do Banrisul, no bairro Laranjal. O encontro, destinado à Formação Sindical, faz parte de uma iniciativa do Sindicato de preparar os representantes da categoria, em Pelotas e Região, para as lutas que os trabalhadores bancários enfrentam, dia a dia, em defesa de seus direitos e na busca por novas conquistas.
Conforme explicou o diretor de formação do SEEBPel, Fábio da Silveira, o encontro faz parte de um cronograma de atividades que está sendo pensado para todo o ano de 2025, com o objetivo de complementar as ações desenvolvidas nos demais espaços nos quais os dirigentes sindicais atuam, viabilizados pela Fetrafi-RS, Contraf-CUT e CUT-RS. “O Sindicato também está assumindo para si esta tarefa tão importante de preparar os nossos dirigentes sindicais para as lutas da categoria. Entendemos que este é um processo de aprendizado contínuo e, portanto, precisamos debater as demandas da categoria a partir de uma dimensão que inclua o âmbito local”, disse.
Fábio também ressaltou a importância desse tipo de atividade para os novos delegados sindicais, que passam a se inserir em uma dinâmica que requer o acompanhamento constante das pautas que mobilizam a categoria. “Não só os delegados que foram reeleitos e nós, diretores do Sindicato, mas, sobretudo, os colegas que estão chegando, agora, para nos ajudar nas negociações juntos aos Bancos, precisam estar munidos de todo conhecimento disponível para que possamos avançar nas nossas demandas”, ressaltou.

Teoria e prática política
A atividade de formação, que ocorreu durante todo o dia, teve como palestrante o advogado do Sindicato, Rubens Vellinho. Graduado em Direito pela UFPel, Rubens graduou-se Mestre em Mater de Empleo, Relaciones Laborales Y Dialogo Social en Europa, pela Universidad Castilla La Mancha, na Espanha, e doutorado em Política Social e Direitos Humanos pela UCPel.
Na parte da manhã, Vellinho fez uma contextualização histórica da luta dos trabalhadores, desde os séculos XVII e XIX até os dias atuais, abordando fatos decisivos para a formação do sindicalismo em todo o mundo e elencando as principais conquistas dos trabalhadores, como a redução da jornada para oito horas de trabalho. Já à tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre a organização do movimento sindical bancário nos dias de hoje.
Em um diálogo franco e fraterno, os dirigentes sindicais puderam tratar tanto das estruturas jurídicas do movimento, quanto da atuação, hoje, do comando nacional dos bancários. Essa dinâmica se deu por meio de uma abordagem teórica e prática, que pode ser exemplificada, inclusive, através da comparação da luta dos bancários com a de outras categorias de trabalhadores. Os bancários destacaram a importância de se compreender como se dá a atuação da representação dos trabalhadores brasileiros, em seu percurso histórico, para entender a configuração atual.
Redação: Eduardo Menezes / SEEBPel
Fotos: Divulgação