COE avalia problemas e ilegalidades da proposta de redução de jornada do Banrisul
Jurídico do Sindicato realiza reunião com Escritório de Advocacia para tratar de pautas em andamento
Como ocorre periodicamente, na manhã da sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEBPel), representado pela diretora Francine Fagundes e pelos diretores Lucas Cunha, Fábio da Silveira e Sérgio Seus, realizou uma reunião com a advogada Jaqueline Büttow Signorini, representando o Escritório Vellinho, Soares, Signorini & Moreira – Advogados Associados, que presta assessoria jurídica para o SEEBPel. O objetivo do encontro foi tratar de diversas ações que estão em andamento e merecem atenção especial dos bancários.
Na oportunidade, foram abordados temas como: a retirada da porta giratória na Agência Santander, a reestruturação dos caixas no Banco do Brasil, o recebimento do auxílio movimentação e do prêmio sobre vendas no Banrisul, a ação sobre isonomia de cargos, no Bradesco, e a ação de redução de jornada de pais de PCDs na Caixa.
Para a diretora Francine Fagundes, este encontro foi fundamental para o encaminhamento das demandas dos bancários que não estão sendo atendidas pelos bancos públicos e privados. “A reunião permitiu à direção do Sindicato esclarecer os pontos necessários para que possamos encaminhar as reivindicações da categoria, contemplando diversos segmentos”, disse.
Retirada da porta giratória na Agência Santander em Pelotas
O Sindicato segue acompanhando o andamento das duas denúncias realizadas junto ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Estadual, referentes a não colocação da porta giratória, na Agência Santander, localizada na região central da cidade de Pelotas.
Relembre o caso: com a conclusão de uma obra, na referida agência, não havia sido colocada nenhuma porta giratória para auxiliar na segurança dos trabalhadores. Após a intervenção do Sindicato, o Banco procedeu com a colocação de uma porta giratória apenas no ambiente dos caixas, mas o Sindicato reivindica que o Santander cumpra a Lei Municipal 3797, que determina a obrigatoriedade da instalação da porta eletrônica em todos os ambientes que possam levar risco à integridade física de clientes e funcionários. O Sindicato tem realizado manifestações para alertar sobre o tema e segue lutando, nas vias administrativas, por meio de contato com a Prefeitura Municipal, para que o caso seja solucionado o mais breve possível. Não havendo a resolução correta do problema, o Sindicato pretende se valer da denúncia junto ao Ministério Público para dar fim a esta questão.
Reestruturação dos Caixas no Banco do Brasil (BB)
Após a última reestruturação que levou à extinção de caixas, no Banco do Brasil, o Sindicato vem acompanhando, pontualmente, o caso dos bancários atingidos na base de Pelotas. Até o momento, quatro funcionários do BB foram “desgratificados” e, consequentemente, tiveram perda salarial em suas rendas. O Sindicato vem acompanhando cada um desses casos, buscando adotar medidas, junto à sua assessoria jurídica, para que possa ser revertida esta situação; seja administrativamente, junto ao BB, para que estas pessoas sejam realocadas em outras vagas do interesse delas, ou, por meio da via judicial, já que o Sindicato vem analisando tanto o processo que está sendo movido de forma local, quanto à nível nacional, por intermédio da Contraf-CUT. Diante desta realidade, existem duas saídas: a possibilidade de incorporação da gratificação de função por empregados do Banco que completaram 10 anos de função, em 2017, ou o cumprimento da liminar da Contraf-CUT, que assegura que nenhum empregado do Banco do Brasil pode ter perda de renda enquanto estiver atuando na função de caixa.
Auxílio Movimentação e Prêmio sobre vendas no Banrisul
O Sindicato também procedeu, junto à sua assessoria jurídica, no sentido de atualizar as informações referentes a uma ação que trata do desconto do imposto de renda no recebimento do auxílio movimentação e do prêmio sobre vendas dos empregados do Banrisul. Em especial, foi dada atenção ao prêmio sobre vendas, já que, recentemente, o Banrisul passou a pagá-lo de forma diferenciada. Anteriormente, o Banco pagava o benefício em dinheiro, mas, conforme as últimas mudanças, agora o prêmios está sendo pago através de um cartão de benefício, sendo que esse recurso, a partir da alteração, passa a descontar o imposto de renda dos funcionários. A intenção do Sindicato é compreender quais os caminhos que podem ser adotados, por meio da via judicial, para não prejudicar os banrisulenses.
Ação sobre isonomia de cargos no Bradesco
A direção do Sindicato também procedeu de modo a atualizar a situação do processo do Bradesco, que teve ganho de causa por parte da entidade, mas ainda está em fase de cálculos. Trata-se de uma ação que tem tido o seu desfecho postergado, sendo que, recentemente, houve uma troca de perito. O processo em questão, basicamente, pede a isonomia entre cargos no Banco.
Ação de Redução de jornada de pais de PCDs na Caixa
O Sindicato tem demonstrado preocupação com a recente decisão que revogou a liminar que garantia a redução de jornada de pais de PCDs em até 50%. Com a decisão em primeira instância, a situação se altera, possibilitando que a Caixa possa proceder de modo a retirar esse benefício dos bancários da base de Pelotas e Região que estavam fazendo jus ao benefício. A intenção do Sindicato é achar formas de tentar reverter a decisão judicial, mas fica o alerta para que, caso algum bancário de Pelotas e Região seja afetado por esta recente decisão, perdendo o benefício, entre contato com o Sindicato para receber as orientações necessárias.
Redação: Eduardo Menezes / SEEBPel