Pedagogia dos tolos: Leonardo de Andrade lança livro para refletir sobre a educação no Brasil

Escrevendo desde os 15 anos de idade, o escritor pelotense, Leonardo de Andrade, acaba de lançar o seu novo livro, Pedagogia dos Tolos, pela editura Fugitivo Literário. Fruto de mais de três anos de trabalho, trata-se de um ensaio sobre a educação brasileira, provocando uma reflexão crítica sobre o tema. Além de escritor, o pelotense Leonardo é também professor e ativista social, tendo como foco de seus estudos as questões voltadas à teoria e à prática da educação.

“O que está por trás da educação? Para quem a educação está sendo feita? A quem a educação está servindo?”, assim, de forma questionadora, o autor apresenta sua obra, nas redes, propondo-se, em conjunto com seus leitores, a buscar respostas para questões que precisam ser consideradas prioridade.

Ao fazer um resgate histórico do processo da educação, no Brasil, Leonardo lembra que, nos últimos 30 anos, com a entrada do neoliberalismo no país, houve a imposição de uma ideologia de mercado que acaba por precarizar cada dia mais a vida das pessoas. E esse processo, segundo o autor, acaba empobrecendo a população, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural, resumindo as práticas humanas ao mero consumismo.

“É como se as pessoas fossem máquinas, não fossem vida, e isso tem se implementado no campo da educação”, critica Leonardo ao explicar que o objetivo do livro é compreender de que forma o neoliberalismo tem impactado, ao longo dos anos, no processo de educação da população brasileira.

Para saber mais sobre o livro – e adquirir esta obra – entre em contato com autor, pelas redes sociais, no perfil: @profleonardodeandrade ou clique aqui!

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 10 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo