Exposição na Assembleia Legislativa homenageia os 95 anos do Banrisul

Um dia após seu aniversário, o Banrisul recebeu, neste 13 de setembro, exposição em homenagem aos seus 95 anos de história. A iniciativa, batizada de “Eu Sou Banrisul”, é da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), e mostra um pouco da campanha de mesmo nome, criada pelo movimento sindical bancário em defesa do caráter público do banco. A mostra reúne banners e um vídeo institucional da campanha, celebrando todos gaúchos e gaúchas que lutam por um Banrisul forte e do povo.

Na abertura da inauguração, Zé Nunes expressou preocupação com as chuvas que caem sobre o Rio Grande. O deputado, natural de São Lourenço do Sul, manifestou solidariedade com todos que tem enfrentado as adversidade do clima e falou da simbologia desta atividade, que celebra a trajetória e defende o banco público do Estado. “Esta é uma mostra da história deste banco que, para nós, é uma ferramenta de desenvolvimento e de inclusão social e bancária para nossa população, mas acima de tudo é um patrimônio construído a partir do trabalho de tantos gaúchos e gaúchas”, afirmou o parlamentar.

Presidindo a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público desde março de 2017, Nunes comentou sobre algumas passagens ao longo deste período, como quando o banco esteve na mira da privatização durante o governo Sartori. “É uma frente ampla que não envolve apenas o Parlamento, mas trabalhadores do banco, sociedade, Sindicato e Federação (Fetrafi-RS); ampla no sentido de reforçar junto ao povo gaúcho o papel do banco público que tem a capilaridade do Banrisul, com seu potencial para o desenvolvimento social e para a economia gaúcha”, pontuou o deputado.

As memórias destes anos de Banrisul, evocadas pelas fotos e informações na exposição, foram destacadas pela diretora do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e da Fetrafi-RS, Raquel Gil, que lembrou do auxílio do banco em um episódio de inundação em São Lourenço: “Lá estava o Banrisul, auxiliando na recuperação da cidade e às famílias. Assim como hoje estará auxiliando a quem está sofrendo com as tragédias”. Raquel lembrou ainda os investimentos em pesquisa e cultura e a dedicação dos banrisulenses, que aniversariam junto com o banco. “O Banrisul é um grande banco social que não pode ser esquecido, nem desmantelado ou destruído por quaquer governo, porque ele não pertence ao governo, ele pertence à sociedade gaúcha. E é isso que comemoramos hoje. Vida longa ao Banrisul!”.

Fundado em 12 de setembro de 1928, o Banrisul está presente em seis estados brasileiros, com aproximadamente 500 agências e mil postos de atendimento. A exposição em homenagem aos 95 anos da instituição está localizada no Espaço de Exposição Deputado Carlos Santos, térreo da AL, e pode ser visitada até a próxima sexta-feira (15/09).

Fonte: Imprensa SindBancários, com edição da Fetrafi-RS e do SEEB Pelotas e Região
Fotos: Celso Bender e Joaquim Moura 

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo