Sindicato dá início à movimento de luta no Santander de Pelotas

Nesta terça-feira, dia 26 de julho, diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região estão visitando as agências do Santander, localizadas no município, para denunciar os efeitos da reestruturação que vem sendo promovida pelo banco, em todo o país, impactando no atendimento ao público e gerando sobrecarga de trabalho aos funcionários.

Falta de funcionários

A categoria enfrenta uma defasagem muito grande no quadro de funcionários, por isso o movimento sindical tem exigido a contratação de mais bancários. A política do banco, que tem se pautado nas demissões, terceirizações e automatização de funções tem gerado diversos transtornos, não só para os bancários, mas, também, para os clientes, que já notam a piora no atendimento.

Sobrecarga de trabalho

Um exemplo da sobrecarga de trabalho, nas agências do Santander, pode ser observado com a extinção do cargo de GA, que acabou provocando o aumento de trabalho dos gerentes GNS.

Outro ponto relacionado à sobrecarga de trabalho diz respeito à ampliação do horário de atendimento gerencial – das 9h às 17h -, já que muitas demandas dos clientes levam mais de uma hora para serem resolvidas, o que impacta diretamente as agências periféricas, uma vez que atendem um alto volume de clientes.

Piora do atendimento

Os cortes nos postos de trabalho, por parte do banco, acabam impactando diretamente no atendimento prestado ao público, que piorou consideravelmente nos últimos anos, devido à política de priorizar o atendimento digital. Em 1 ano, houve um crescimento de 17% da carteira digital e de 8% nos clientes tradicionais. Se considerados os últimos 5 anos, o Santander passou de um quadro laboral de 656 clientes, por funcionário, para 1.116. Isso representa um aumento de 166% no total de clientes, em detrimento de – 2,1% de postos de trabalho.

O que quer o Sindicato?

  • Fim da reestruturação
  • Contratação de mais funcionários
  • Negociação com o movimento sindical sobre as condições da atualização das funções e sistemas
  • Retomada do horário de atendimento das 10h às 15h e início da negociação sobre o tema.

Redação: Eduardo Menezes – SEEB Pelotas e Região, com informações do Jornal dos Trabalhadores do Santander

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