Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
Reforma da Previdência reduz benefícios drasticamente
Os efeitos destrutivos da Reforma da Previdência, orquestrada pelo governo Bolsonaro, já começaram a aparecer sobre os benefícios do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) do INSS. A tragédia só não foi pior porque alguns dos pontos propostos não foram aprovados pelo Congresso, como a concessão de benefícios menores que o valor do salário mínimo.
As novas regras implantadas pela Reforma da Previdência reduziram o valor médio concedido pelo RGPS, logo depois de sancionada. Os benefícios até 2017 tinham um crescimento contínuo, e chegou ao valor médio de R$ 1.662,09 no ano, quando ficaram estacionados e caíram a partir de 2020, passando a ser concedidos de acordo com as regras da reforma, com valor médio até junho de 2021 de R$ 1.512,17.
Os benefícios do RGPS seguiam à política de aumento real no salário mínimo, implantada a partir de 2006. Até 2016, o salário mínimo aumentou 151,4%, com um impacto muito positivo, pois quase dois terços dos benefícios são de 1 salário mínimo.
Com o fim da valorização, a partir de 2017, com os governos ultraliberais de Temer e Bolsonaro, as novas regras do RGPS passaram a corroer fortemente o valor dos novos benefícios.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)