Sindicato participa do Dia Nacional de Luta contra demissões em massa no Itaú
PL quer abertura das agências fim de semana
Mais um ataque contra os bancários. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1043/2019 que autoriza a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O PL teve parecer favorável à aprovação, e agora está aberto para emendas durante cinco sessões. Depois pode ser votado na comissão.
Não é a primeira vez que o Congresso Nacional discute a abertura das agências bancárias no fim de semana. Primeiro tentou acabar com o direito dos bancários por meio do PLS 203/2017. Depois, o governo Bolsonaro enviou duas Medidas Provisórias – 881/2019 e 905/2019). As MPs só foram derrubadas depois de pressão do movimento sindical e dos trabalhadores.
A nova proposta visa somente atender os interesses dos bancos, que já têm lucros estratosféricos, a custo de metas absurdas. Os deputados que apoiam a abertura das agências no fim de semana desconhecem o cotidiano de trabalho dos bancários e a legislação de segurança bancária, desprezando também o alto número de adoecimento físico e psíquico já presente na categoria.
O PL justifica a necessidade de eventos que precisam de serviços bancários sábados e domingos. Mas, já existem acordos específicos negociados com os sindicatos que preveem a abertura em casos excepcionais, como ocorrido com a Caixa no pagamento do auxílio emergencial. Agora, assim como aconteceu nas outras votações, é necessário pressão. Os bancários devem acessar o site da Câmara e clicar em discordo totalmente da proposta.