Executivo da Pfizer diz que governo Bolsonaro ignorou ofertas de 70 milhões de vacinas em 2020

O presidente regional da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, afirmou à CPI da Covid, nesta última quinta-feira (13), que o governo Bolsonaro ignorou três ofertas apresentadas pela empresa em agosto do ano passado para a aquisição de vacinas. Em cada uma das oportunidades, foram apresentadas duas propostas: uma de 30 milhões de doses e outra de 70 milhões. Na melhor proposta, em 26 de agosto, havia a entrega prevista de 1,5 milhão de doses ainda em 2020. Outras 3 milhões de doses do imunizante seriam entregues no primeiro trimestre de 2021.

“A oferta de 26 de agosto, como era vinculante, pois estávamos nesse processo com todos os governos do mundo, tinha validade de 15 dias. Passados esses 15 dias, o governo do Brasil não recusou, nem tampouco aceitou a oferta”, afirmou Murillo.

A declaração desmente versão apresentada pelo então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Em audiência pública no Senado, em fevereiro, ele alegou que a Pfizer teria oferecido 6 milhões de doses da sua vacina, que só seriam entregues em 2021.

Fonte: Tiago Pereira / Rede Brasil Atual, com edição SEEB Pelotas e Região

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo