Bancos privados têm lucro de R$ 16,9 bi no trimestre

Nem o agravamento da pandemia do novo coronavírus é capaz de fazer o lucro dos bancos em atividade no Brasil cair. Pelo contrário. O resultado do primeiro trimestre de 2021 das três maiores organizações financeiras supera os dos anos 2019, antes da pandemia, e 2020. O balanço de Bradesco, Itaú e Santander chegou a R$ 16,9 bilhões.   

As projeções para este ano são as melhores possíveis. Não há perspectiva de queda na lucratividade. A rentabilidade dos três bancos também está em um patamar considerado saudável. Itaú ficou na ponta mais baixa do indicador, com um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) de 18,5%, enquanto Bradesco e Santander marcaram 18,7% e 20,9%, respectivamente.

Com prognóstico tão positivo, a tormenta fica somente para os trabalhadores, pressionados em meio à mais grave crise sanitária da história do país, quando não são demitidos em meio à pandemia. 

Somente o Bradesco demitiu 888 trabalhadores. O Itaú desligou mais de 800 funcionários, e na mesma onda segue o Santander, que em um ano, fechou mais de 3.220 postos de trabalho. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo