Reestruturação: entidades cobram respeito aos direitos dos empregados

Pela proposta, haverá redução na quantidade das atuais superintendências regionais e a criação de outras instâncias de decisão na Caixa

Uma nova reestruturação na rede da Caixa Econômica Federal foi anunciada pela direção da empresa na última quarta-feira (22). Pela proposta, haverá redução na quantidade das atuais superintendências regionais e a criação de outras instâncias de decisão no banco, como as superintendências executivas na rede. Para as entidades representativas dos empregados do banco, é lamentável que, mais uma vez, a empresa adote medidas que mexem com a vida funcional dos trabalhadores sem discussão com os trabalhadores ou com suas representações.

A indefinição provocada por medidas de reestruturações sem qualquer debate com os trabalhadores está gerando um clima de medo e insegurança no ambiente de trabalho, acarretando muitas dúvidas entre todos os bancários das áreas afetadas.

“É preciso que a Caixa seja mais transparente informando sobre os impactos que essas mudanças terão na vida de cada trabalhador e que os direitos dos empregados sejam respeitados”, defende o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira.

Outra preocupação das entidades representativas dos empregados é que a reestruturação sinaliza para clara mudança no perfil do banco com foco nos negócios. “Nossa avaliação é de que as cobranças por metas vão aumentar e, consequentemente, o assédio moral. A empresa precisa dar estrutura para os empregadores fazerem bem o seu trabalho e isso não acontece hoje”, destaca a representante da Contraf/CUT na Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara.

Por trás da reestruturação, na avaliação das representações dos trabalhadores, está a intenção de transformar a Caixa numa empresa voltada para as práticas de mercado, que privilegia o público de alta renda. “Essa não é a Caixa que defendemos, que atua como os bancos privados existentes no mercado. Nós defendemos um banco focado no desenvolvimento do país, que conceda crédito para casa própria, para educação e tantas outras políticas públicas que são essenciais para o país”, finalizou Jair Ferreira. 

Fonte: Fenae

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo