Audiência pública em defesa do Banrisul mobiliza Pelotas e Região

Mobilizados em defesa do patrimônio gaúcho, os diretores do Sindicato dos Bancários se fizeram presentes em audiência pública, realizada na última quinta-feira, dia 24 de outubro, na sede da ASUFPEL, para seguir com as ações contra a privatização do Banrisul, da Procergs e da Corsan.

Durante o encontro, o deputado Zé Nunes (PT) afirmou que o governo Eduardo Leite (PSDB) é uma continuidade do governo Sartori (MDB), embora, durante o processo eleitoral, tenha procurado descolar sua imagem da velha política privatista da qual é herdeiro. “O governo Eduardo Leite tem marcado, no seu DNA, essa visão neoliberal, de liquidação do Estado”, disse. De acordo com o parlamentar, o momento é de enfrentamento: “é necessário que façamos a travessia desse momento para que a sociedade, que está iludida pelos ideais neoliberais e fundamentalistas, possa compreender o que está em jogo”.

Presente na audiência, o diretor Paulo Fouchy, que é funcionário do Banrisul, alertou para necessidade dos bancários despertarem para a gravidade da situação que se avizinha. “Muitos ainda não compreenderam que a aprovação da PEC 280 pode representar, inclusive, a perda de postos de trabalho”, alertou. A preocupação do dirigente sindical é compartilhada com trabalhadores de outras categorias, que temem um futuro de incertezas, devido ao aumento da informalidade e das relações precárias de trabalho, que tem sido a regra dos governos de corte neoliberal, tanto no município de Pelotas, quanto no estado do Rio Grande do Sul e no país, como um todo, com as medidas que estão sendo tomadas pelo governo Bolsonaro.

Mobilização permanente

Durante a audiência, foi definida a criação de uma comissão, que ficará responsável por organizar ações de conscientização da população sobre o impacto que a venda destas estatais pode trazer para os trabalhadores e suas famílias. Além disso, os trabalhadores pretendem continuar explicando para a sociedade o que representa para a economia do Rio Grande do Sul perder a sua principal empresa estatal, apenas para atender os interesses políticos do atual governo, beneficiando exclusivamente a iniciativa privada.

Para a primeira quinzena de novembro está prevista a realização de uma audiência pública, em Porto Alegre, com o objetivo de derrubar a proposta do deputado Sérgio Turra (PP) ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O documento, que pretende desobrigar o governo a realizar plebiscito para levar adiante seu projeto privatista, necessita de sete dos 12 votos dos parlamentares. Mas, antes de ir à votação no Plenário, a proposta pode ser apreciada, ainda, na Comissão de Finanças.

A mobilização dos trabalhadores prevê, também, a criação de um Comitê em defesa das estatais, que irá pautar, junto aos deputados, a responsabilidade que possuem pelo futuro da economia do Estado. Alguns municípios da região, por meio do poder Legislativo, já aprovaram moções de apoio ao Banrisul, à Corsan e à Procergs . É o caso de Capão do Leão, Pedro Osório e Jaguarão. No dia 11 de novembro, estão programadas audiências em Herval e Arroio Grande.

Seeb Imprensa Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo