Roda de conversa “Outubro das Pretas” discute racismo na sociedade

No programa Contraponto, da RádioCom 104.5 FM, desta sexta-feira, a coordenadora do NUAAD – Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel, Raquel Dias, e a bolsista do Núcleo, Milena Eleusina, estiveram falando sobre a roda de conversa #emPRETESER AFROntosamente – Outubro das Pretas. O evento, promovido pelo NUAAD, ocorre amanhã, dia 19 de outubro, às 15h, na Casa do Estudante (rua Três de Maio, 1212).

Conforme explicou a coordenadora do Núcleo, o projeto #emPRETESER AFROntosamente faz parte das propostas e tentativas do coletivo de levar o debate sobre a comunidade negra para a Universidade e outros espaços da sociedade.

De acordo com a bolsista do Núcleo, a conversa sobre a comunidade negra, dentro da Universidade, é possível por conta de ações afirmativas, e muitas pessoas brancas reclamam da existência dessas ações pelo não reconhecimento de privilégios e da dívida histórica com a população negra. E a jovem ainda ressalta que esta dívida pode ser paga não apenas pelas cotas, mas também através de atitudes. “E aí vem o convite à branquitude para comparecer amanhã no Empreteser Afrontosamente, porque isso é também pagar a dívida, é praticar a escuta com mulheres e homens negros, praticar uma escuta ativa com essas pessoas, que é um momento de desconstruir o racismo tão enraizado”, convidou Milena.

Raquel destacou, também, a necessidade de refletir sobre o racismo do cotidiano, naturalizado, que ainda está presente de forma perversa dentro da nossa sociedade. A coordenadora lembrou, ainda, da fala de Conceição Evaristo, que diz: a exceção nunca pode nos fazer esquecer da crueldade da regra. “E a regra ainda é uma sociedade racista, violenta e desigual, e isso a gente não pode parar de pensar”, concluiu Raquel.

As atividades contarão com a apresentação artística da rapper e militante negra, Juliana, com a fala de mulheres negras e também de representantes do movimento quilombola. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para mais informações sobre as atividades, acesse o evento do projeto no Facebook.

Imprensa Seeb Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo