Nasce o acordo de reestruturação no Banrisul

Na tarde desta quarta-feira (03/09), na Direção-Geral do Banrisul, foi assinado um acordo histórico: a redução da jornada de trabalho para 6 horas diárias para banrisulenses que exercem funções gratificadas. O compromisso é resultado de quase nove meses de intensas negociações entre representantes do banco e das entidades sindicais.

Estiveram presentes na assinatura o presidente do SindBancários Poa e Região, Luciano Fetzner, e o diretor jurídico da Fetrafi-RS, Luis Carlos dos Santos Barbosa, acompanhados pelo assessor jurídico da federação, Milton Fagundes. Os sindicalistas foram recebidos pelo negociador do banco, Marco Aurélio Oliveira, pelo superintendente de gestão de pessoas, Ademir Mendes, pelo superintendente jurídico, Paulo Henrique Pinto da Silva e pelo gerente executivo do núcleo trabalhista, José Sebastião Pereira Júnior.

Etapas da transição

O acordo prevê três períodos distintos para adesão ao novo regime de jornada:

1º período: até 25 de setembro, com redução da jornada já em outubro de 2025;

2º período: de 10 de outubro a 10 de dezembro, com implementação em janeiro de 2026;

3º período: de 11 de dezembro a 10 de março, com início em abril de 2026.

Outro ponto importante foi a garantia de que todos os comissionados até a data da assinatura terão direito ao Adicional Especial RP, calculado pela média de remuneração, mesmo em casos de descomissionamento ou dispensa da função que sejam motivados por desempenho insatisfatório.

Ainda nesta semana, o conteúdo completo do acordo assinado será disponibilizado no site do sindicato, para que todos os funcionários e funcionárias do Banrisul possam analisar com calma e tomar, individualmente, a melhor decisão para suas carreiras.
 
Um marco histórico

O presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, destacou a importância do acordo. “Foi um processo desgastante, mas acreditamos ter alcançado grandes conquistas. Esse acordo trará uma nova dinâmica para o nosso banco público, que se fortalecerá ainda mais. Desde que ingressei no movimento sindical, existia essa luta pela redução de jornada para 6 horas. E nessa negociação, ainda que não tenhamos alcançado todos os objetivos e contemplado a todos os colegas, o resultado do processo refletiu a escolha da maioria dos banrisulenses”, afirmou o representante dos bancários.

O diretor jurídico da Federação, Luiz Carlos dos Santos Barbosa, também ressaltou a dimensão da conquista. “O acordo das 6 horas é um marco histórico. Foi uma negociação difícil, desde dezembro do ano passado, mas conseguimos garantir todas as seguranças jurídicas, tanto para os trabalhadores quanto para o banco. A partir de agora, o Banrisul entra para o seleto rol de bancos com cargos de 6 horas, e o melhor: sem redução de salário. Quem quiser pode aderir, e quem preferir seguir nas 8 horas também terá essa possibilidade. É uma vitória que mostra a maturidade do movimento sindical e que servirá de exemplo nacional para toda a categoria bancária”, falou o diretor.

A assinatura do acordo, fruto da longa negociação, foi aprovada em rodada de assembleias realizada no dia 14 de agosto, em todo o estado. 

Fonte: SindBancários Poa e Região

Posts Relacionados

Ir para o conteúdo