Bancários elegem delegados para Plenária Estatutária Estadual da CUT
Bancários elegem delegados para Plenária Estatutária Estadual da CUT
Os bancários e bancárias da base do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região elegeram, na última terça-feira (17), os delegados para a Plenária Estatuária Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ocorre em Porto Alegre no dia 22 de agosto de 2025. Paulo Fouchy foi eleito o delegado titular, com Aline Nolasco na posição de delegada reserva e Emerson Botelho como observador.
A eleição foi realizada em Assembleia Geral, que ocorreu remotamente devido às más condições climáticas. A assembleia de base foi a primeira etapa de um processo que resultará na 17ª Plenária Nacional – João Batista Gomes (Joãozinho) “Novos Tempos, Novos Desafios”, que acontecerá entre os dias 14 a 16 de outubro de 2025. O nome da Plenária é uma homenagem à João Batista Gomes, o Joãozinho – sindicalista, membro da direção nacional da CUT, que faleceu em abril deste ano.
17ª Plenária Nacional da CUT
O evento que reunirá dirigentes sindicais cutistas de todo o Brasil para organizar a estratégia da Central diante do atual contexto de luta da classe trabalhadora, tem os seguintes objetivos estratégicos:
a) Atualizar a reflexão acerca da conjuntura internacional e nacional e seus impactos para a classe trabalhadora e para a organização sindical;
b) Fortalecer o sindicalismo cutista com a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical;
c) Fortalecer o protagonismo da CUT na reconstrução e transformação do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania;
d) Fortalecer a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade;
e) Realizar alterações estatutárias;
f) Elaborar a estratégia e o plano de lutas para o próximo período.