Contraf-CUT lança cartilha “Basta! Não irão nos calar!”

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) disponibiliza, desde ontem, terça-feira (22), a cartilha do Projeto Basta! Não irão nos calar! A publicação, que está disponível para download na área de acesso restrito do site, traz informações para o trabalho de base dos dirigentes sindicais na orientação da classe trabalhadora, desde a identificação de todos os tipos de violência contra a mulher, até as medidas protetivas a tomar e serviços públicos a procurar.

Elaine Cutis, secretária da Mulher da Contraf-CUT, lembra que a entidade sempre foi protagonista no combate às desigualdades de gênero, tanto no mundo do trabalho como fora dele. “Desta luta, inúmeras conquistas passaram a compor o rol de direitos da categoria bancária, como a mesa de igualdade e oportunidades, o programa de combate ao assédio moral e sexual, a ampliação das licenças maternidade e paternidade, vinculadas à adesão ao curso de paternidade responsável, entre outras. Mais recentemente, conquistamos o programa de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho de 2020 a 2022.”

Projeto Basta! por todo o Brasil

O projeto Basta!, lançado em agosto do ano passado, visa a oferecer assessoria técnica às federações e aos sindicatos, para implantação de canais de atendimento jurídico especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A ideia foi inspirada no exemplo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que desde dezembro de 2019 oferece este serviço e já ajudou centenas de mulheres. “Vários sindicatos já estão finalizando seus processos formativos para implementar o canal. A expectativa é que dentro em breve todos os sindicatos do Brasil tenham esses canais”, completou Elaine.

Fonte: Contraf-CUT

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo