161 anos da Caixa: entidades lançam site em defesa do Banco Público e realizam live em comemoração

oelementox.org.br reúne 24 entidades representativas dos empregados da Caixa e chama atenção para os riscos da privatização do banco público

O sonho da casa própria, o diploma universitário, saneamento básico, a proteção ao trabalhador do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e o apoio para quem mais precisou na pandemia de Covid-19. Há 161 anos, a Caixa tem sido fundamental para os brasileiros, seja na sua atuação econômica, política ou social.

Nesta quarta-feira, 12 de janeiro, a Caixa comemora mais um aniversário, e para celebrar, a Federação Nacional das Associações da Caixa Econômica Federal (Fenae) lançou no início do mês, o site “O Elemento X”, em defesa da Caixa, dos bancários e do Brasil. O novo site apresenta para a sociedade a importância da Caixa e chama a atenção para os riscos da privatização de áreas estratégicas do banco público.

Para defender um país inclusivo e com justiça social, onde todos tenham acesso a políticas públicas que contemplem acesso à habitação, saúde, educação, emprego e renda, 24 entidades representativas se uniram para apoiar “O Elemento X”. O site conta também com uma área de download gratuitos de peças da campanha.

Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a base da Caixa é o banco social, que operacionaliza políticas públicas fundamentais para a inclusão social e a cidadania. “A Caixa tem resistido ao longo de 161 anos aos diversos ataques e se manteve 100% pública, aperfeiçoando seu papel de banco social. O Elemento X é mais uma campanha da Fenae, com o apoio das entidades representativas dos bancários, para mostrar a importância da Caixa para os brasileiros e para o Brasil”, afirmou Takemoto.

Foi por meio da força motriz da Caixa, os empregados, que o banco tem conseguido garantir a efetividade das políticas públicas de educação, saneamento, agricultura, moradia e sustentabilidade.

“A valorização dos empregados passa pela defesa da Caixa 100% pública e voltada para o desenvolvimento econômico e social do país. Foram os trabalhadores da Caixa que atenderem os milhares de brasileiros em busca dos benefícios emergência por conta da pandemia e vemos nitidamente a vontade desse governo em desvalorizar os trabalhadores e esvaziar a Caixa”, reafirmou Takemoto.   

Defender a Caixa é lutar por um Brasil melhor para todos. Essencial para o desenvolvimento do país, com políticas de geração de emprego e renda, o banco tem sido fundamental em momentos de crise como aconteceu em 2008 e agora com a pandemia de covid-19.

Para acessar o site O Elemento X, clique aqui.

Em comemoração aos 161 anos, Caixa transmite live para debater Banco Social e Público

“Caixa Social é Caixa pública”. Esse será o tema da live de hoje (12/01) em comemoração ao aniversário da Caixa. Promovida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o encontro acontece no Youtube da Fenae, às 19h.

No debate, as ameaças que o banco público sofre, os impactos que a privatização pode trazer aos setores mais importantes do país e os ataques da atual gestão da Caixa aos empregados, que têm sido essenciais para o país durante a pandemia. 

Participam do encontro o presidente da Fenae, Sergio Takemoto; a representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano; e a deputada federal (PT/DF), Erika Kokay. Para mediar o debate, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e a secretária de Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Fabiana Proscholdt.

Serviço: Live – 161 anos: “Caixa Social é Caixa pública”
Data: 12 de janeiro
Horário: 19h
Local: YouTube da Fenae (link aqui)

Redação: Vanessa Silveira / SEEB Pelotas e Região, com informações da FENAE

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo