Dia da Consciência Negra em Pelotas: Marcha Sirley Amaro ressalta a importância da luta antirracista

Neste último sábado, 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra, a cidade de Pelotas vivenciou a celebração da Marcha Mestra Griô Sirley Amaro – referência da luta antirracista e que faleceu no ano de 2020.

Tomando todos os cuidados sanitários, diversas lideranças do movimento negro e de movimentos sociais do município estiveram concentrados, desde às 9h30 da manhã, no Altar da Pátria, de onde partiu a marcha pelas ruas da cidade, passando em frente à antiga casa da Mestra Sirley, quando houve manifestações em memória à sua trajetória de vida.

Antes de rumar em direção ao Mercado Central, onde foi finalizada a marcha, o Comitê Inter-Religioso de Pelotas realizou um ato simbólico, reafirmando a importância de se defender um Estado laico e democrático, cujos pilares sejam a pluralidade de ideias e a diversidade religiosa. Ao salientar estes preceitos, tomaram a palavra lideranças religiosas e populares, como Ìyá Sandrali Bueno, Pai Juliano Silva, Frei Genésio e Pastor Roberto. O lema do Comitê, repetido por todos, deu o tom das manifestações: “Nossa fé é antirracista”.

Histórico militante do movimento negro de Pelotas, Júlio dos Santos enfatizou que a caminhada de sábado foi um momento de reflexão, um ato ecumênico, uma união que demonstra, verdadeiramente, o que os antepassados negros sofreram e que ainda precisa ser compreendido pela humanidade. “Vejam que, da morte de Zumbi, em 1695, passando pela chamada libertação, em 1888, até hoje, em pleno século XXI, nós ainda continuamos lutando pela liberdade”, afirmou.

Biblioteca Sirley Amaro

Fruto de um projeto da ONG Usina Feminista, o bairro Dunas inaugurou, no sábado (20), uma biblioteca em homenagem à Mestra Griô Sirley Amaro, que conta com um acervo inicial de quatrocentos exemplares.

O projeto conta com o apoio financeiro do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, além de outros parceiros que contribuíram para a estruturação do espaço.

Localizada na Avenida Ulysses Guimarães 2.057, a Biblioteca passará a atende o público a partir de 2022. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (53) 9 8152.1750; (53) 9 9155.4762

Redação e foto: Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo