Fenae cobra contratação de concursados da Caixa

As provas do concurso da Caixa Econômica Federal para 1 mil vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs) serão realizadas no dia 31 do próximo mês de outubro. As inscrições para o processo seletivo terminaram nesta última segunda-feira (27) e a previsão é que o resultado dos testes só seja divulgado em dezembro. Contudo, segundo alerta a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), não há horizonte claro para o chamamento destes aprovados pelo banco, que também não informa quando serão contratados pelo menos três mil concursados de 2014.

Tais convocações [3 mil] foram prometidas pela direção da empresa no último dia 19 de julho. Trinta dias depois, as referidas contratações foram autorizadas pelo Ministério da Economia. “O quadro de pessoal da Caixa vem sofrendo uma grande redução ao longo dos anos, com um déficit de aproximadamente 20 mil bancários, ao mesmo tempo em que há aumento do número de clientes”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “O concurso para PCDs é uma medida positiva e exigida por lei; mas, insuficiente. É preciso que as contratações de concursados também sejam efetivamente realizadas e de forma célere, sob o risco de se comprometer a assistência à população”, ressalta.

De acordo com a portaria da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia, publicada dia 19 de agosto, o quantitativo de pessoal aprovado passa de 84.544 para 87.544. Conforme o artigo 3º da normativa, “compete à empresa [Caixa] gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido no Art. 1º [87.544 trabalhadores], as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício bem como as demais normas legais pertinentes”.

O presidente da Fenae observa que a quantidade de postos autorizada pela Sest é bem menor que o número de vagas anunciadas pelo banco no último mês de julho. Na ocasião, a direção da estatal falou na abertura de “10 mil vagas” na Caixa. O presidente do banco, Pedro Guimarães, afirmou: “Vamos contratar 10 mil pessoas. Destas, 4 mil serão novos empregados, sendo que 3 mil dependem de autorização do Ministério da Economia. Outros mil serão para PCDs, em setembro”.

Sergio Takemoto pontua que, além do concurso para Pessoas com Deficiência só ter o resultado das provas previsto para dezembro, das 10 mil vagas anunciadas pelo banco, um total de 6 mil são para vigilantes e recepcionistas (800 vagas) e estagiários (5,2 mil) já aprovados em processo conduzido pelo Centro de Integração empresa-escola (CIEE). “Ou seja: das 10 mil contratações anunciadas, menos da metade [3 mil concursados de 2014 mais 1 mil PCDs] seria para empregados que, acredita-se, estariam de fato na linha de frente do atendimento à população, nos caixas das agências, que é onde está a maior carência de pessoal na Caixa”, alerta o presidente da Fenae. “E estas 4 mil vagas representariam apenas 20% do atual déficit do banco”, reforça Takemoto.

Fonte: Fenae, com edição SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo