PL quer abertura das agências fim de semana

Mais um ataque contra os bancários. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1043/2019 que autoriza a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O PL teve parecer favorável à aprovação, e agora está aberto para emendas durante cinco sessões. Depois pode ser votado na comissão.

Não é a primeira vez que o Congresso Nacional discute a abertura das agências bancárias no fim de semana. Primeiro tentou acabar com o direito dos bancários por meio do PLS 203/2017. Depois, o governo Bolsonaro enviou duas Medidas Provisórias – 881/2019 e 905/2019). As MPs só foram derrubadas depois de pressão do movimento sindical e dos trabalhadores.

A nova proposta visa somente atender os interesses dos bancos, que já têm lucros estratosféricos, a custo de metas absurdas. Os deputados que apoiam a abertura das agências no fim de semana desconhecem o cotidiano de trabalho dos bancários e a legislação de segurança bancária, desprezando também o alto número de adoecimento físico e psíquico já presente na categoria.

O PL justifica a necessidade de eventos que precisam de serviços bancários sábados e domingos. Mas, já existem acordos específicos negociados com os sindicatos que preveem a abertura em casos excepcionais, como ocorrido com a Caixa no pagamento do auxílio emergencial. Agora, assim como aconteceu nas outras votações, é necessário pressão. Os bancários devem acessar o site da Câmara e clicar em discordo totalmente da proposta. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo